Sustentabilidade

Plano de Gestão da Sustentabilidade dos Jogos Rio 2016

Imagem do Corcovado (Foto: ©riotur / Alexandre Macieira)

Para o Rio 2016, ser sustentável é agir de forma responsável social, ambiental e economicamente em tudo que fazemos.

Um evento do porte dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos envolve o deslocamento de pessoas e coisas para um único local em um curto espaço de tempo.

Por um lado, isto significa uma demanda extra por acomodações, energia, segurança pública e transportes, entre outros serviços.

Por outro, é uma oportunidade única para acelerar investimentos de infraestrutura necessários à cidade e para adotar novas práticas de produção e consumo menos agressivas ao meio ambiente.

 

 

 

Como o Rio 2016 atua de forma responsável?

Abraçar os locais em que operamos

Trabalhamos para deixar os locais que utilizamos em estado melhor do que recebemos. Isto inclui tanto reduzir o impacto sobre o ambiente natural quanto cuidar das instalações e de seu entorno.

Abraçar as pessoas

Planejamos os Jogos pensando nas pessoas, de modo a gerar benefícios como experiência profissional, novos conhecimentos, aderência aos valores Olímpicos e Paralímpicos e inspiração para praticar esportes. A celebração da diversidade, o combate ao preconceito e a valorização das habilidades das pessoas com deficiência é parte importante da nossa agenda.

Abraçar o desafio de ser responsável por tudo que compramos

Atuamos de forma a deixar um impacto econômico positivo, criar oportunidades de negócios e melhorar os padrões de qualidade de nossa cadeia produtiva.

 

Para alcançar a transformação sustentável proposta na candidatura carioca a sede Olímpica e Paralímpica, foram assumidos compromissos que visam a integrar critérios de sustentabilidade em todo o ciclo dos Jogos, desde a concepção e planejamento até as atividades de operação, revisão e pós-evento. Os princípios que regem esta integração são: responsabilidade, inclusão, integridade e transparência.

Responsabilidade: em todas as nossas iniciativas buscamos equilíbrio entre considerações econômicas, redução do impacto ambiental negativo e promoção de benefício social.

Inclusão: Estamos pautados por uma relação de respeito com todas as partes interessadas, independentemente de raça, sexo, idade, cor, religião, orientação sexual, cultura, origem nacional, renda, deficiência (mental, intelectual, sensorial e física) ou qualquer outra forma de discriminação.

Integridade: agimos com base em princípios éticos, dentro das normas internacionais de comportamento na organização de eventos.

Transparência: comunicamos de maneira clara, precisa, oportuna e honesta sobre a forma como nossas atividades afetam a sociedade, a economia e o meio ambiente, publicando regularmente os resultados das decisões tomadas e o impacto dos Jogos sobre o meio ambiente, a sociedade e a economia.

 

O Plano de Gestão da Sustentabilidade dos Jogos Rio 2016.

O Rio 2016 elaborou junto com os parceiros governamentais um plano de ação integrado, o Plano de Gestão da Sustentabilidade dos Jogos Rio 2016 . Nele estão detalhados os programas, iniciativas e projetos relativos à sustentabilidade no planejamento e operação dos Jogos Rio 2016.

A elaboração deste plano tomou como ponto de partida as propostas de ação e compromissos estabelecidos no Dossiê de Candidatura, incorporando a estes o ganho de maturidade dos projetos e programas Olímpicos e Paralímpicos obtido até o momento. Visto que a sustentabilidade é um tema em constante desenvolvimento, tendo alcançado importante grau de maturidade nos últimos anos, a atualização da agenda para os Jogos também levou em consideração a evolução de práticas, tecnologias, normas internacionais e legislação federal, estadual e local.

O Plano de Gestão da Sustentabilidade é um documento vivo que será atualizado ao longo da jornada rumo aos jogos Rio 2016, levando em consideração a evolução dos projetos e programas, assim como comentários e sugestões recebidas de partes interessadas. 

 Clique aqui para fazer o download do Plano de Gestão de Sustentabilidade dos Jogos Rio 2016