Guia do Brasil

Sergipe

 

Imprimir
Tamanho do texto A A

Famoso pela beleza de seu litoral, Sergipe encanta também pelo folclore e pelo patrimônio histórico. Nos séculos XVI e XVII, a passagem de corsários franceses pela região deixou um legado histórico, que se agregou à grande influência dos índios e portugueses. A economia local é baseada em turismo, serviços e indústria.

Berço do ex-pugilista Adilson "Maguila" Rodrigues, primeiro brasileiro a vencer o cinturão mundial na categoria peso pesado, e do ponta-esquerda Helinho Lisboa, da Seleção Brasileira de Handebol, o estado concentra grande parte de sua população na capital, Aracaju. Um dos atrativos da cidade, que sediou em 2009 o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística, é a Orla de Atalaia, com seu complexo de bares e restaurantes.

No litoral sul, na divisa com Alagoas e Bahia, a Praia do Saco é famosa por sua combinação de água doce e água salgada em meio a dunas, rios e canais fluviais margeados por manguezais. Por sua vez, a Barra dos Coqueiros oferece cerca de 30km de praias de areia firme e águas mornas. No município de Brejo Grande, é possível chegar até a foz do rio São Francisco, o mais importante do Nordeste brasileiro.

Em São Cristóvão, antiga capital do estado e quarta cidade mais antiga do Brasil, o destaque são as construções barrocas dos séculos XVII e XVIII. A cidade é tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade. O município de Laranjeiras é conhecido pela preservação das manifestações folclóricas e da arquitetura colonial, com inúmeras igrejas construídas pelos missionários jesuítas. No município serrano de Itabaiana, um dos maiores atrativos é o comércio de ouro.

 

Crédito das fotos:
 
1 - ©MTur / Bento Viana 
2 - ©MTur / Bento Viana 
3 - ©MTur / Bento Viana