Guia do Brasil

Santa Catarina

 

Imprimir
Tamanho do texto A A

Foi nas praias de areias brancas de Florianópolis, a capital de Santa Catarina, que cresceu Gustavo Kuerten, maior tenista da história do Brasil. Florianópolis também é a terra de Fabiana Beltrame, medalha de prata no skiff simples nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, e primeira remadora brasileira a disputar os Jogos Olímpicos – no ano de 2004, em Atenas.

Cidade marcada pela força dos jovens, dos esportes náuticos e dos campeonatos de surfe, Florianópolis foi palco do Canoe/Kayak IC F World Championship - Senior em 2004 e de um confronto da Copa Davis de tênis, em 2007.  No litoral norte de Santa Catarina, o município de Balneário Camboriú – que sediou em 2009 uma etapa da Copa Pan-Americana de Triatlo – confirma a vocação turística do litoral catarinense como um dos principais destinos turísticos do país. 

Além das praias e reservas naturais, Santa Catarina surpreende pelo mosaico cultural, formado por mais de 50 etnias. Em cidades como Blumenau, a influência da colonização alemã se faz presente na culinária, na arquitetura do centro histórico e na língua. No sul do estado, o Morro da Igreja é o mais alto ponto habitado da região, e a serra catarinense oferece diversas opções de trilhas e cavalgadas, além de se caracterizar pela beleza das formações rochosas e baixas temperaturas do inverno.

 

Crédito das fotos:
 
1 - ©MTur / Christian Knepper
2 - ©MTur / Editora Peixes
3 - ©MTur / Christian Knepper