Guia do Brasil

Roraima

Imprimir
Tamanho do texto A A

Para este estado brasileiro, localização é tudo. Roraima fica no extremo Norte do país, cortado pela linha do Equador e situado entre dois vizinhos sul-americanos, Venezuela e Guiana. É o 14º estado do Brasil em extensão, porém um dos mais abrangentes territórios indígenas da nação. Mais de 45% de seu território é coberto por áreas indígenas, fixando suas raízes históricas e culturais em todos os cantos da região. Dotado de diversos recursos naturais, Roraima conta ainda com uma localização economicamente estratégica: de frente para os mercados do Caribe e das Américas Central e faz fronteira ainda com dois dos maiores estados do país: Amazonas e Pará.

Três importantes etnias compõem o caboclo roraimense: índios, europeus e negros se misturam como ingredientes de uma grande receita cultural.

Roraima possui um grande potencial turístico, principalmente no ecoturismo. Suas belezas naturais são os principais atrativos do estado, em especial o Monte Roraima e o sítio arqueológico da Pedra Pintada, dotada de pinturas rupestres que remontam a mais de quatro mil anos na história da humanidade. O roteiro turístico que se estende a outros dois países da América do Sul também contribui para atrair novos visitantes a Roraima, que mantém relações comerciais baseadas no turismo com esses países, em especial a Venezuela.

Em Boa Vista, única cidade do estado de Roraima com mais de 100 mil habitantes, até o céu é diferente. A cidade é a única capital brasileira localizada no hemisfério Norte e está localizada na região de savanas conhecida regionalmente como lavrado, à margem do Rio Branco. Atrai visitantes de todo o mundo para testemunhar suas belezas naturais e vivenciar sua diversidade cultural. Presente na culinária, nos costumes e tradições e também na arquitetura de Boa Vista, é possível testemunhar uma rica miscigenação cultural, resultado do encontro de sua população indígena (cerca de 25% da população total da cidade) com imigrantes europeus, africanos e também de pessoas de todas as demais regiões do país.

 

Crédito das fotos:
 
1 - ©MTur / David Rego Jr.
2 - ©MTur / Lulu Pinheiro