Guia do Brasil

Rio Grande do Norte

 

Imprimir
Tamanho do texto A A

Paraíso de mergulhadores e velejadores do mundo inteiro, o Rio Grande do Norte é um dos maiores polos de ecoturismo do país. As paisagens intocadas de dunas, salinas, coqueiros e praias de água morna são valorizadas pelo clima local, caracterizado por ventos secos, temperatura elevada e sol constante. A economia do estado se destaca também pela produção de sal e pelas grandes reservas de petróleo e gás natural. Com forte influência de indígenas, negros e portugueses, o povo potiguar – como se chamam os nativos do estado – resistiu a invasões de franceses e holandeses no século XVII.

A grande diversidade geográfica é um ponto forte do Rio Grande do Norte. Além das praias, o estado tem zonas de mata atlântica e vegetação típica da caatinga do e sertão. O Sertão do Seridó é uma região agreste conhecida pelas trilhas e inscrições rupestres. O sul do estado oferece praias e falésias, ou ainda observação de golfinhos e tartarugas marinhas. A praia da Pipa é um dos destaques dessa região.

A capital do estado, Natal, já recebeu eventos importantes do esporte internacional, como o 1º Meeting-Brasil de Ginástica Artística, em 2011, e o Torneio Internacional de Ginástica Artística, em 2007. Natal é a terra natal de Oscar Schmidt, um dos maiores jogadores da História do Basquetebol brasileiro.

Atualmente, a tradição esportiva do Rio Grande do Norte é representada por atletas como Bruno Fratus, da Natação, que se destacou nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara em 2011 - ele conquistou o ouro nas provas de 4x100 metros livre e 4x100 metros medley, e foi medalhista de prata nos 50 metros livre.

 

Crédito das fotos:
 
1 - ©MTur / Ricardo Rollo
2 - ©MTur / Ricardo Rollo
3 - ©MTur / Ricardo Rollo
4 - ©MTur / Ricardo Rollo
5 - ©Thinkstock / Getty Images
6 - ©Thinkstock / Getty Images