Guia do Brasil

Rio de Janeiro

 

Imprimir
Tamanho do texto A A

A cidade do Rio de Janeiro é capital do estado do mesmo nome, e será sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Com cartões postais como Pão de Açúcar, Corcovado, Baía de Guanabara e tantos outros, a capital faz jus ao apelido de "Cidade Maravilhosa". É mundialmente famosa por praias como Copacabana e Ipanema – imortalizada pela bossa-nova – e por seu caráter internacional, onde visitantes de todo o mundo sentem-se em casa.

Entre inúmeros grandes eventos, a cidade do Rio de Janeiro sediou em 2012 a Copa do Mundo por equipes de Esgrima, em 2011 foi palco dos Jogos Mundiais Militares e, em 2007, do Pan-Americano. Anualmente, a cidade recebe uma etapa do Grand Slam de Judô, e será sede da final da Copa do Mundo da Fifa de 2014. Nas competições, a líbero Fabi e a meio-de-rede Thaísa, ouro pela Seleção Brasileira feminina de Voleibol nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, ajudam a manter a forte tradição esportiva do Rio em revelar atletas.

Mas as belezas do Rio de Janeiro não ficam só na sua capital. Cidades como Petrópolis e Paraty, Patrimônio Cultural da Humanidade, encantam pela história e pela sofisticação, enquanto as fazendas históricas da Barra do Piraí remontam ao auge do ciclo do café. Na região da Laguna de Araruama encontram-se as reservas petrolíferas do pré-sal e o Parque Nacional de Itatiaia atrai montanhistas e aventureiros do mundo inteiro por suas paisagens paradisíacas: seu maior atrativo é o Pico das Agulhas Negras, ponto culminante da Serra da Mantiqueira.

 

 

Créditos fotográficos:
 
1 - ©RioTur / Alexandre Macieira
2 - ©RioTur / Pedro Kirilos
3 - ©RioTur / Ricardo Zerrenner
4 - ©RioTur / Pedro Kirilos
5 - ©RioTur / Ricardo Zerrenner
6 - ©RioTur / Pedro Kirilos