Guia do Brasil

Pernambuco

 

Imprimir
Tamanho do texto A A

Em meio às cores e ritmos vibrantes de seu folclore, Pernambuco guarda fortes influências da ocupação holandesa durante o século XVII. Essa herança se mistura às influências dos povos indígenas, negros e portugueses, fazendo do estado um dos mais multiculturais do Nordeste. Berço da cultura açucareira na região, Pernambuco preserva a memória dos engenhos de cana-de-açúcar: espalhados por todo o estado, eles proporcionam uma verdadeira viagem no tempo aos visitantes.

Na capital, Recife, a arquitetura colonial contrasta com um polo econômico moderno e diversificado, que conta com o maior parque tecnológico do país (o Porto Digital). Com uma excelente estrutura de serviços, a cidade impressiona também pelas praias e pela movimentada agenda cultural. São recifenses a nadadora Joanna Maranhão, prata nos 400m medley nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, e a ponta Jaqueline, ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e no Pan-Americano de Guadalajara, em 2011, com a Seleção Brasileira de Voleibol Feminino.

Outra atração de Pernambuco é o arquipélago de Fernando de Noronha, com praias de águas cristalinas, falésias, enseadas, baías, morros, pontas, rochedos, grutas, cachoeiras, mirantes e corais, tudo isso dentro de uma área de rigorosa preservação ambiental. O local é habitat de espécies raras e oferece diversas opções de mergulho submarino e trilhas.

A praia de Porto de Galinhas, com suas piscinas naturais, está entre as mais procuradas do país. Já Olinda, cidade mais antiga do estado, é famosa pelo conjunto arquitetônico do centro histórico e pelo carnaval, que atrai visitantes do mundo inteiro com seus bonecos gigantes, maracatu rural, passistas e orquestras de frevo — uma dança típica do estado. 

 

Crédito das fotos:
 
1 - ©MTur / Lulu Pinheiro 
2 - ©MTur / Lulu Pinheiro 
3 - ©MTur / Hans
4 - ©Thinkstock / Getty Images
5 - ©Thinkstock / Getty Images