Guia do Brasil

Paraná

 

Imprimir
Tamanho do texto A A

Destino de muitos imigrantes italianos, alemães, poloneses e ucranianos, o estado do Paraná tem forte influência europeia e, ao mesmo tempo, se destaca pela modernidade de sua infraestrutura.

A capital, Curitiba, é referência em urbanismo e meio ambiente. A cidade oferece um diversificado circuito histórico, cultural e gastronômico, além de contar com um moderno sistema de transporte público e excelente estrutura de serviços. 

O estado tem tradição no esporte brasileiro: vêm de cidades do Paraná nomes como a oposto Mari, medalha de ouro pela Seleção Brasileira de vôlei nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e o ponta Giba, ouro nos Jogos de Atenas, em 2004, e eleito melhor atleta do mundo em 2006. Nas pistas, destaca-se o atleta Jadel Gregório, ouro no salto triplo nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007; no mesmo ano, o atleta foi vice-campeão mundial desta modalidade, em Osaka, no Japão.  

O Paraná também foi palco, em 2012, do Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom, em Foz do Iguaçu. A cidade, localizada na fronteira com a Argentina e o Paraguai, é berço das Cataratas do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade.

Outras opções para quem visita o estado são os santuários ecológicos, que oferecem diversas opções de ecoturismo e trilhas: a paradisíaca Ilha do Mel, o Parque Estadual de Vila Velha— com suas gigantescas esculturas de rocha— e o cânion do Guartelá, sexto maior do mundo. Além da preservação ambiental, o Paraná é referência na preservação do patrimônio histórico, com destaque para as cidades de Morretes e Antonina, localizadas ao pé da Serra do Mar. 

 

Crédito das fotos:
 
1 - ©MTur / Christian Knepper 
2 - ©MTur / Christian Knepper 
3 - ©MTur / David Rego Jr.
4 - ©MTur / David Rego Jr.
5 - ©Thinkstock / Getty Images
6 - ©Thinkstock / Getty Images