Guia do Brasil

Paraíba

 

Imprimir
Tamanho do texto A A

Localizada no Nordeste, a Paraíba é um estado de litoral tranquilo e festas populares. Fundada no fim do século XVI, sua capital, João Pessoa, é a terceira mais antiga do Brasil, e atrai visitantes pela arquitetura barroca, pela culinária tipicamente nordestina e pela Ponta do Seixas, o ponto mais oriental da América do Sul.

A capital da Paraíba se destaca ainda pela organização e pelos altos índices de qualidade de vida, com áreas urbanas altamente arborizadas. Em 2012, João Pessoa sediou uma etapa da Copa Pan-Americana de Triatlo, e no ano de 2003 recebeu o Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos. O nadador Kaio Marcio, ouro nos 100 e 200m borboleta nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, é natural da cidade.

Uma das atrações turísticas mais populares do estado é o “Maior São João do Mundo”, festa típica da cidade de Campina Grande, a meio caminho entre o litoral e o sertão. As festividades movimentam a região durante todo o mês de junho, com expressões populares como a dança de quadrilha em volta de grandes fogueiras ao som do forró, um ritmo popular brasileiro.

Em São João do Cariri, uma das cidades mais antigas da Paraíba, encontra-se a Muralha do Meio do Mundo, uma formação rochosa que se estende intermitentemente por vários municípios e que exibe inscrições rupestres.

 

Crédito das fotos:
 
1 - ©MTur / Rogério Monteiro
2 - ©MTur / Ricardo Rollo
3 - ©MTur / Ricardo Rollo