Guia do Brasil

Nordeste

Imprimir
Tamanho do texto A A

Com praias de águas mornas e uma clara vocação para elas, o Nordeste, com seus 50 milhões de habitantes, é uma região de grande beleza e paisagens variadas. Seus nove estados tem uma forte herança cultural, que se expressa na música, na dança e na comida sempre rica, em que se nota o legado do índio, do europeu e do africano.

A Bahia conta com um litoral de onde se alinham algumas da mais belas praia do país. Salvador, fundada no século XVI, foi a primeira capital do Brasil. Ali, o Pelourinho abriga o maior conjunto de arquitetura colonial da América Latina, com aproximadamente 500 casas transformadas em belos hotéis, restaurantes estrelados, museus e lojas de artesanato variado.

Em Alagoas, as águas calmas, protegidas por recifes de corais convidam a um passeio de jangada com água de coco a beira mar. No Ceará, o artesanato das rendeiras é uma atração a parte, enquanto Pernambuco é a terra dos muitos estilos musicais.

No interior do Nordeste, Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, reúnem milhões de pessoas para as festas de São João, enquanto que, no litoral, as micaretas - carnavais fora de época - atraem todos os festeiros com a música mais animada do mundo.

 

Crédito das fotos:
 
1 - ©MTur / Ricardo Pollo
2 - ©Thinkstock / Getty Images
3 - ©Thinkstock / Getty Images
4 - ©Thinkstock / Getty Images
5 - ©Thinkstock / Getty Images