Guia do Brasil

Minas Gerais

 

Imprimir
Tamanho do texto A A

Principal produtor de café e leite do Brasil, Minas Gerais é, ainda, o segundo estado mais industrializado do país, o que o torna um polo de negócios e gastronomia. Sua principal atração turística é o patrimônio de arquitetura e arte colonial conservado nas cidades históricas que prosperaram com a extração de ouro no século XVIII; entre elas, Diamantina e Ouro Preto são tombadas como Patrimônio Histórico da Humanidade.

Minas Gerais encanta também pela variedade de serras, rios, cachoeiras, cânions e cavernas, e pelo clima agradável durante o ano todo, propício para a prática de esportes e trilhas. A Serra do Cipó abriga várias espécies vegetais raras e mamíferos como raposas, lobos-guará, tamanduás-bandeira, onças pardas e jaguatiricas. A Cachoeira Véu da Noiva, na Serra do Cipó, e a Cachoeira do Tabuleiro, mais alta do estado, estão entre os principais atrativos. No sul, o destaque são as estâncias hidrominerais.

A capital, Belo Horizonte, é famosa por sua arquitetura — contemporânea e eclética — e pelo grande número de bares e museus. Desde 2004, a cidade recebe o BH Open, etapa do circuito mundial de Tênis em Cadeira de Rodas, e em 2006 sediou um confronto da Copa Davis de Tênis. No ano de 2012, São Sebastião do Paraíso será palco da Copa América Sub-18 de Basquete Masculino.

Minas é o berço de Pelé, maior esportista da história do Futebol. O estado ainda tem tradição no vôlei: são mineiros o oposto João Paulo Tavares, medalhista de prata pela Seleção Brasileira nos Jogos de Pequim, em 2008, a meio-de-rede Fabiana Claudino, que conquistou o ouro em Pequim, e o líbero Serginho, medalhista de ouro nos Jogos de Atenas, em 2004, entre outros.

 

Crédito das fotos:
 
1 - ©MTur / Alexandre Campbell
2 - ©MTur / Alexandre Campbell
3 - ©Thinkstock / Getty Images
4 - ©Thinkstock / Getty Images
5 - ©Thinkstock / Getty Images
6 - ©Thinkstock / Getty Images