Guia do Brasil

Mato Grosso

 

Imprimir
Tamanho do texto A A

Localizado no Centro-Oeste do Brasil, o estado de Mato Grosso possui em seu território dois dos ecossistemas mais importantes do mundo – a Amazônia, ao norte, e o Pantanal, na parte sul. Sua capital, Cuiabá, também é conhecida como “Cidade Verde” por conta da grande arborização.

Patrimônio Natural da Humanidade, o Pantanal é habitat natural de mais de 650 espécies conhecidas de pássaros. Já a Amazônia mato-grossense é uma floresta de terra firme, com imensas árvores cujas copas convergem para formar uma mata fechada de fácil travessia. Esta é a região de solo mais fértil da Amazônia.

Outras atrações são o Parque Indígena do Xingu, maior reserva indígena do mundo e onde vivem cerca de 5.500 índios de diversas etnias, e a Chapada dos Guimarães, caracterizada por suas gigantescas esculturas de pedra e boas trilhas.

Uma das 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA 2014, Cuiabá também é palco da Volta Ciclística Cuiabá-Chapada, preparatória dos atletas brasileiros para campeonatos internacionais, e da Corrida dos Reis, principal prova de rua do Centro-Oeste. Entre os destaques do esporte local estão Ana Sátila, que conquistou uma vaga na Canoagem Slalom dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, com apenas 15 anos, e Cláudia Paula, atleta paralímpica de Goalball que representou o estado nos Jogos de Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008, e no Parapan, no México, em 2011.

 

Crédito das fotos:
 
1 - ©MTur
2 - ©MTur
3 - ©MTur / Editora Peixes
4 - ©MTur / Editora Peixes 
5 - ©MTur / Marcos Vergueiro 
6 - ©Thinkstock / Getty Images