Guia do Brasil

Maranhão

 

Imprimir
Tamanho do texto A A

Localizado no Nordeste do Brasil, o Maranhão possui a maior diversidade de ecossistemas do país: praias tropicais, floresta Amazônica, cerrados e mangues; o Delta do Parnaíba, terceiro maior delta oceânico do mundo; e um deserto pontuado por lagoas de águas cristalinas – os Lençóis Maranhenses. Essa diversidade geográfica é complementada pelo artesanato tipicamente local e por festas populares tradicionais, como o colorido Bumba-meu-boi. Com quase metade da população vivendo fora das zonas urbanas, a agricultura familiar e a pesca se mantêm importantes para a economia: o estado responde pela maior produção brasileira de pescado artesanal, que inclui camarões e caranguejos de vários tipos.

A capital, São Luís, é famosa pelo Centro Histórico, onde o passado sobrevive em cerca de 5 mil edifícios azulejados dos séculos XVII e XIX.  Fundada em 1612 pelos franceses, a cidade foi invadida por holandeses e posteriormente colonizada pelos portugueses. Atualmente, seu rico conjunto arquitetônico é ocupado por um complexo de lojas, cinemas, museus, teatros, bares, restaurantes e hotéis.

É de São Luis a jogadora Iziane, da Seleção Brasileira de Basquete Feminino e que foi bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara. 

 

Crédito das fotos:
 
1 - ©MTur
2 - ©MTur / Editora Peixes
3 - ©Thinkstock / Getty Images
4 - ©Thinkstock / Getty Images
5 - ©Thinkstock / Getty Images
6 - ©Thinkstock / Getty Images
7 - ©Thinkstock / Getty Images
8 - ©Thinkstock / Getty Images