Guia do Brasil

Goiás

 

Imprimir
Tamanho do texto A A

O estado de Goiás, conhecido como "Coração do Brasil" por estar localizado justamente no meio do país, impressiona pela biodiversidade e pela preservação do patrimônio histórico. Com terras férteis, abundância de água, clima favorável e amplo domínio sobre tecnologias de produção, o estado destaca-se no setor agropecuário, ao ser um grande exportador de grãos e possuir um dos maiores rebanhos de gado do país. Grande parte da população descende dos povos indígenas que habitavam originalmente a região, dos desbravadores bandeirantes que chegaram à região no Século XVIII, em busca de ouro e pedras preciosas, e dos escravos vindos da África – ou seja, uma mistura tipicamente brasileira.

Goiás também é o estado de Dante, da Seleção Brasileira de vôlei. Natural de Itumbiara, o jogador tem no currículo conquistas como o ouro olímpico em Atenas, no ano de 2004, e nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, além de três títulos do Campeonato Mundial.

Nas cidades do estado, a cultura e as tradições locais estão representadas na arquitetura, na culinária, no artesanato e nas tradicionais festas populares. Sua capital, Goiânia, é a porta de entrada para a Região das Águas Quentes, onde está localizado o maior parque hoteleiro do Centro-Oeste. As fontes de águas termais estão concentradas principalmente na cidade de Caldas Novas e de Rio Quente – berço do maior rio de águas quentes do mundo. Antiga capital do estado, a cidade de Goiás se caracteriza pela arquitetura colonial e é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade.

Uma das maiores atrações do estado é o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado Patrimônio Natural da Humanidade. A região — repleta de cachoeiras, sítios arqueológicos e rochas com mais de um bilhão de anos — é conhecida como "berço das águas": de seus paredões brotam os rios que formam as principais bacias hidrográficas da América do Sul. O lugar se destaca ainda pelas opções de ecoturismo, que incluem trilhas, caminhadas e passeios de bicicleta, além de outras atividades de esporte e lazer. É também nessas terras altas que se encontra o Cerrado, bioma que guarda uma das maiores biodiversidades do globo. 

 

Crédito das fotos:
 
1 - ©MTur / Werner Zotz
2 - ©MTur / Jakzam Kaiser
3 - ©Thinkstock / Getty Images
4 - ©Thinkstock / Getty Images