Guia do Brasil

Espírito Santo

 

Imprimir
Tamanho do texto A A

Estado rico em belezas naturais, o Espírito Santo é líder em exportação, com alguns dos portos mais importantes do país. Sua economia se baseia na agricultura, na extração de minérios, na indústria e na estrutura de serviços. A cultura local é rica e diversa, com destaque para o artesanato – as panelas de barro produzidas no estado são essenciais no preparo da verdadeira moqueca capixaba, prato típico local.

Vitória, capital do estado, já foi palco do Pré-Pan-Americano de Ginástica Rítmica, em 2005, e, no ano de 2002, de uma etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia – esporte que revelou dois grandes talentos do estado: Fábio Luiz, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e Alison Cerutti, ouro no Campeonato Mundial e nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, ambos em 2011. Ainda na cidade mexicana, a também capixaba Drielly Dalto obteve três medalhas de ouro em eventos da Ginástica Artística. 

Um dos grandes atrativos do Espírito Santo é o ecoturismo. A cidade de Guarapari é famosa pelas praias de areias monazíticas, opções de pesca submarina e mergulho. Já em Linhares encontra-se o maior complexo de lagoas da região. Os parques de Itaúnas e Pedra Azul oferecem inúmeras oportunidades de trilhas, passando por dunas e piscinas naturais. Além das belas paisagens, o Espírito Santo preserva um grande patrimônio histórico e cultural, com destaque para Vila Velha -- antiga capital e cidade mais antiga do estado – e São Mateus, com casarões construídos nos Séculos XVIII e XIX. 

 

Crédito das fotos:
 
1 - ©MTur / Editora Peixes 
2 - ©MTur / Jorge Luiz Sagrilo