Guia do Brasil

Distrito Federal

 

Imprimir
Tamanho do texto A A

Com projeto urbanístico de Lúcio Costa e Arquitetura de Oscar Niemeyer, Brasília é a sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Brasil. Inaugurada em 1960, a cidade é a única reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO na era moderna. Seu plano piloto, em forma de avião, remete à mistura de culturas, sabores e sotaques que marca a capital brasileira.

Localizada no estado de Goiás, no Planalto Central, Brasília é capital e único município do Distrito Federal – um território autônomo, subdividido em regiões administrativas, também chamadas de cidades-satélite. As estações do ano são bem marcadas, com umidade do ar baixa no inverno. A população, de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas, é, em grande parte, oriunda de outras regiões do país.

A capital federal sediou a Copa Internacional de Voleibol em 2011, e, em 2012 e 2010, uma etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia – evento que elegeu duas vezes o brasiliense Harley como o melhor jogador. Também são naturais de Brasília a ponta Paula Pequeno, a oposto Tandara e a levantadora Fabíola, da Seleção Brasileira de Voleibol Feminino, e a atleta paralímpica Shirlene Coelho, medalha de prata no lançamento do dardo nos Jogos Paralímpicos de Pequim, em 2008.

 

Crédito das fotos:
 
1 - ©MTur / Nicolau El-moor 
2 - ©MTur / Werner Zotz 
3 - ©MTur / Werner Zotz
4 - ©MTur / Werner Zotz
5 - ©MTur / Werner Zotz
6 - ©MTur / Beto Garavello/LUME 
7 - ©Thinkstock / Getty Images
8 - ©Thinkstock / Getty Images
9 - ©Thinkstock / Getty Images