Os Jogos Paralímpicos

A Vela Paralímpica começou a ser praticada nos primeiros anos da década de 1980, em diversos países, de forma quase simultânea. Entretanto, foi em 1983 que a criação do barco 2.4mR, na Suécia, tornou o esporte mais popular por todo o continente europeu. O pequeno veleiro passou a ser utilizado por pessoas com deficiência em todas as competições da classe.

Em 1988, foi fundado o Comitê Internacional de Vela para Pessoas com Deficiência (IHSC, em inglês). Dois anos depois, com o apoio do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), o esporte entrava, como demonstração, no programa dos Jogos Mundiais para Pessoas com Deficiência Física.

O esporte acabou reconhecido pela Federação Internacional de Vela (ISAF, em inglês, à época ainda conhecida pela sigla IYRU) em 1991, e a IHSC mudou de nome para Federação Internacional de Iatismo para Deficientes (IFDS, em inglês). No ano seguinte foi organizado um campeonato paralelo aos Jogos Paralímpicos de Barcelona, como forma de divulgar o esporte.

A entrada no programa paralímpico aconteceu nos Jogos de Atlanta, em 1996, como exibição. Diante da grande aceitação, a Vela passou a valer medalhas no ano de 2000, em Sydney, com disputas individuais, na classe 2.4mR, e em trios, na Sonar.


No ano de 2008, em Pequim, começaram as disputas nas embarcações SKUD 18, para pessoas com deficiências severas. Esta embarcação é formada por uma dupla mista, sendo um timoneiro com deficiência severa (TPA, do inglês Two-person Boat A) e um proeiro com deficiência mínima (TPB, do inglês Two-person Boat B).

Na vela, atletas com deficiência física e visual podem competir em uma mesma embarcação, desde que respeitem os critérios de elegibilidade e pontuação estabelecidos pela IFDS. Além desses sistemas, existem outras adaptações às regras da ISAF para as disputas da vela paralímpica. Assim como no esporte convencional, são disputadas regatas, e a embarcação com melhor resultado ao longo dos dias de competição fica com a medalha de ouro.

Confira informações técnicas sobre Vela