Hipismo CCE

Ter os cavalos mais ágeis e resistentes para qualquer tipo de combate. Esta é a filosofia que deu origem à disciplina do Concurso Completo de Equitação (CCE, Eventing em inglês) do Hipismo, a mais exigente do esporte. Sua origem remete à Europa, onde militares faziam disputas para testar como suas montadas reagiriam às mais diversas situações.

Mesmo com a diminuição dos conflitos armados, o esporte tendeu a crescer. A primeira competição oficial aconteceria em 1902, na França, e a disputa se tornava popular em países como a Austrália e a Nova Zelândia, assim como na América do Norte.

Em 1912, o CCE ganharia espaço no programa do Hipismo dos Jogos Olímpicos de Estocolmo, junto aos eventos de Saltos e Adestramento. Outro nome do esporte era Cavalo D’Armas (“Cheval D'Arms”, em francês), devido à sua origem.

Disputado tanto individualmente como por equipes, o CCE é considerado um “triatlo” equestre, pois reúne provas de adestramento, saltos e cross country. A disputa é realizada em mais de um dia, e exige do conjunto força, resistência, equilíbrio e concentração.

A primeira disputa é o adestramento, que pode durar até dois dias dependendo do número de atletas na competição. Os conjuntos são avaliados por uma comissão julgadora em apresentações para mostrar a harmonia entre o cavaleiro e sua montaria.

A competição seguinte é a de cross country, na qual os participantes precisam saltar obstáculos rústicos (de 42 a 45 saltos combinados ou não) ao ar livre, num tempo concedido e com o menor número de faltas.

O momento final do CCE é uma competição de saltos, com um percurso de 11 a 13 obstáculos com no máximo 16 saltos, na altura de 1,25m, do qual sai o resultado por equipes. Os 25 melhores participam de uma segunda prova de salto, com o máximo de nove obstáculos e 12 saltos, na altura de 1,30m, e que define o resultado individual.

Ao longo de toda a disputa, pontos negativos para cada conjunto são acumulados. O vencedor da prova é aquele que acumular menos penalidades no cômputo geral. As equipes são formadas por cinco participantes cada, e os dois piores resultados tem seu desempenho descartado.