Mapas

Todos os esportes serão disputados dentro da cidade. O Futebol será disputado no Rio de Janeiro e nas cidades parceiras.

Selecione a região que você deseja visualizar e conheça melhor o projeto dos Jogos

fechar anterior seguinte
  • Arena de Deodoro

    Basquetebol Pentatlo Moderno Esgrima em Cadeira de Rodas

    A Arena de Deodoro será uma nova arena, localizada no coração da Região Deodoro, a menos de 300 metros da estação ferroviária da Vila Militar, podendo ser alcançada a pé a partir das competições dos outros esportes que serão disputados na região. Abrigará as competições de basquetebol, a esgrima do pentatlo moderno e a esgrima em cadeira de rodas.

    Legado: A Arena será construída estrategicamente nessa região da cidade e irá ampliar o legado dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, que gerou um aumento significativo na participação esportiva entre os jovens de comunidades locais. Além disso, a Arena será integrada ao conjunto de instalações do Centro Olímpico de Treinamento, localizado em Deodoro.

    Esportes/disciplinas olímpicas: basquetebol e pentatlo moderno (esgrima)

    Esportes/disciplinas paralímpicas: esgrima em cadeira de rodas

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 5.000

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 5.000

  • Arena de Rugby e Pentatlo Moderno

    Pentatlo Moderno Rugby Futebol de 7

    A Arena de Rugby e Pentatlo Moderno utilizará duas instalações que são parte de um complexo operacional durante o período dos Jogos:
    • Arena Olímpica de Esgrima (esgrima), uma instalação permanente a ser construída;
    • Arena de Hipismo e Combinado (tiro e corrida) para Pentatlo Moderno, uma instalação temporária.
    O estádio temporário para a Arena de Hipismo e Combinado será construído sobre o campo de pólo existente, ao lado da Arena de Deodoro e do Centro Aquático. A proximidade entre as instalações permitirá que os espectadores e clientes credenciados dos Jogos possam se deslocar a pé entre elas.

    Legado: A Arena Olímpica de Esgrima continuará sendo utilizada para o treinamento de Pentatlo Moderno e estará integrada às demais instalações do Centro Olímpico de Treinamento.

    Esportes/disciplinas olímpicas: rugby e pentatlo moderno

    Esportes/disciplinas paralímpicas: futebol de 7

    Uso atual: Centro Olímpico de Treinamento.

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento e campo de pólo.

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 20.000

  • Campo Olìmpico de Golfe

    Golfe

    O campo de golfe será construído na Reserva de Marapendi, na região da Barra, que concentrará o maior número de instalações dos Jogos Olímpicos Rio 2016™. Será uma instalação Olímpica única, localizada a aproximadamente cinco quilômetros da Vila Olímpica e Paralímpica e sete quilômetros do Centro Principal de Imprensa (MPC, na sigla em inglês) e do Centro Internacional de Transmissões (IBC, na sigla em inglês), ao Sul da Avenida das Américas e ao Norte da Lagoa de Marapendi.

    Legado: Depois dos Jogos Olímpicos de 2016, será operado como uma instalação pública, com o objetivo principal de promover o esporte no Brasil e na América do Sul, sendo um dos principais legados dos Jogos Olímpicos para o desenvolvimento do esporte no país.

    Esportes/disciplinas olímpicas: Golfe

    Esportes/disciplinas paralímpicas: -

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: Campo de Golf aberto ao público

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 25.000

  • Centro Aquático de Pentatlo Moderno

    Pentatlo Moderno

    O Centro Aquático de Pentatlo Moderno será palco da competição de natação do Pentatlo Moderno. As outras provas do esporte acontecerão em mais duas instalações: a Arena de Deodoro (Esgrima) e a Arena de Pentatlo Moderno(Hipismo e Combinado).

    Com cerca de 300 metros de distância das outras instalações, esta proximidade permitirá que os espectadores e clientes credenciados dos Jogos possam acompanhar de perto todos os eventos do esporte.

    Legado: O Centro Aquático receberá reformas e adequações e continuará a ser utilizado para treinamento de atletas integrado às demais Instalações do Centro Olímpico de Treinamento.

    Esportes/disciplinas Olímpicas: Pentatlo Moderno (natação)

    Esportes/disciplinas Paralímpicas: -

    Uso atual: Centro de Treinamento e sede de competições nacionais e internacionais

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 2000 temporários

  • Centro Nacional de Hipismo

    Hipismo Adestramento Hipismo CCE Hipismo Saltos Hipismo

    O Centro Nacional de Hipismo fica localizado no Núcleo de Deodoro próximo ao Centro Nacional de Tiro. Construído para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, o centro foi projetado de acordo com os padrões da Federação Equestre Internacional (FEI) para competições internacionais. O complexo tem área aproximada de 1.000.000,00m². Suas instalações serão restauradas e ampliadas para o Rio 2016™.

    Legado: Essa instalação será totalmente integrada às facilidades do Centro Olímpico de Treinamento localizado em Deodoro, transformando-se em um grande centro do hipismo no Brasil. Além disso, o centro continuará sendo utilizado na realização de grandes competições, como os V Jogos Mundiais Militares do CISM, em 2011.

    Esportes/disciplinas olímpicas: hipismo

    Esportes/disciplinas paralímpicas: hipismo

    Uso atual: Centro Olímpico de Treinamento e Escola de Equitação do Exército Brasileiro.

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento, Escola de Equitação do Exército Brasileiro.

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 20.000

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 14.000

  • Centro Nacional de Tiro Esportivo

    Tiro Esportivo Tiro Esportivo

    O Centro Nacional de Tiro Esportivo foi construído para os Jogos Pan-americanos Rio 2007 de acordo com os padrões da Federação Internacional e precisará de pequenos ajustes para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O centro conta com instalações permanentes para atletas e oficiais técnicos, e está totalmente equipado com estandes de tiro para todas as modalidades do tiro esportivo.

    Legado: Atualmente utilizado como centro de treinamento de alto desempenho, essa instalação será totalmente integrada ao Centro Olímpico de Treinamento, deixando um legado para todas as modalidades do tiro esportivo e um importante centro para o esporte no Brasil.

    Esportes/disciplinas olímpicas: tiro esportivo

    Esportes/disciplinas paralímpicas: tiro esportivo

    Uso atual: Centro Olímpico de Treinamento, utilizado diariamente pela Federação Brasileira de Tiro, e treinamento das Forças Armadas do Brasil, que apoiam a constante operação e manutenção do centro.

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento. Também é utilizado diariamente pela Federação Brasileira de Tiro e para treinamento das Forças Armadas do Brasil, que apoiam a constante operação e manutenção do centro.

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 1.000 (preliminares tiro ao prato); 2.000 (finais tiro ao prato); 1.600 (finais tiro); 1.000 (alvo a 10m); 750 (alvo a 50m); 500 (alvo a 25m)

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 1.600 (finais tiro); 1.000 (alvo a 10m); 750 (alvo a 50m); 500 (alvo a 25m)

  • Centro Olímpico de BMX

    Ciclismo BMX

    O Centro Olímpico de BMX será construído para o Rio 2016™ e ficará localizado dentro do Parque Radical. Uma pista permanente de BMX será construída, com o percurso entre 300 e 400m. As áreas de apoio serão temporárias.

    Legado: A instalação de BMX será mantida após a conclusão dos Jogos Rio 2016™ como legado para o treinamento esportivo de alto rendimento e também para o lazer.

    Esportes/disciplinas olímpicas: ciclismo (BMX)

    Esportes/disciplinas paralímpicas: -

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento e uso recreativo para a população.

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 7.500

  • Centro Olímpico de Hóquei

    Hóquei sobre grama

    A Região de Deodoro é o lar da Seleção Brasileira de Hóquei sobre Grama. Nos Jogos Pan-americanos, foram ali disputados os torneios de hóquei sobre grama e futebol de 5 e de 7.  O novo centro a ser construído deverá garantir o pleno atendimento aos requisitos e exigências da FI referentes à arena de competição Olímpica. Com as adequações específicas, a área do hóquei sediará as competições Paralímpicas de futebol de 5 e futebol de 7.

    Legado: Será mantido para o hóquei sobre grama como parte do Centro Olímpico de Treinamento.

    Esportes/disciplinas olímpicas: hóquei sobre grama

    Esportes/disciplinas paralímpicas: futebol de 5 e futebol de 7

    Uso atual: competições nacionais e internacionais de hóquei sobre grama.

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos): 10.000 (quadra principal); 5.000 (quadra secundária)

  • Estádio Mineirão

    Futebol

    Construído em 1965 e regularmente utilizado para grandes competições nacionais e internacionais de futebol, o Mineirão será totalmente reformado para atender aos requisitos técnicos da Copa do Mundo da FIFA de 2014. O estádio fica localizado em uma importante região da cidade, ladeado pela Lagoa da Pampulha e por famosos monumentos projetados por Oscar Niemeyer, constituindo um belo palco para competições olímpicas. A instalação fica também estrategicamente localizada nas proximidades dos principais hotéis de Belo Horizonte, além de ser facilmente acessível através das principais vias da cidade.

    Legado: A reforma do estádio será de extrema importância para a cidade, uma vez que ele funciona como sede de dois dos principais clubes de futebol mineiros e ainda recebe a seleção brasileira em grandes jogos e torneios internacionais. As intervenções estão também intimamente ligadas à restauração da região da Pampulha, com monumentos históricos importantes.

    Esportes/disciplinas olímpicas: futebol

    Esportes/disciplinas paralímpicas: -

    Uso atual: estádio de futebol

    Uso pós-Jogos: estádio de futebol

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 74.000

     

  • Estádio Nacional de Brasília

    Futebol

    O Estádio Nacional de Brasília fica localizado a aproximadamente uma hora e meia de voo do Rio de Janeiro. A cidade está listada como patrimônio da humanidade e apresenta mais de 100 prédios projetados por Oscar Niemeyer. Originalmente construído em 1974, o estádio será totalmente reformado para atender aos requisitos técnicos da Copa do Mundo da FIFA de 2014, se transformando em uma excelente instalação para o futebol Olímpico.

    Legado: O estádio é regularmente utilizado para competições nacionais e internacionais de futebol, shows e outros grandes eventos. As reformas no estádio, a serem concluídas para a Copa do Mundo da FIFA de 2014, serão importantes para qualificar ainda mais um dos principais estádios brasileiros, além de permitir que os moradores da Capital Federal compartilhem o espírito Olímpico em 2016.

    Esportes/disciplinas olímpicos: futebol

    Esportes/disciplinas paralímpicos: -

    Uso atual: estádio de futebol

    Uso pós-Jogos: estádio de futebol

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 76.000

  • Estádio Olímpico

    Atletismo Atletismo

    O estádio foi construído para os Jogos Panamericanos Rio 2007 e terá sua capacidade permanentemente ampliada de 45.000 para 60.000 espectadores para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Além disso, o entorno do estádio receberá grandes intervenções urbanas para facilitar a sua operação.

    Legado: O Estádio Olímpico é de propriedade da Prefeitura do Rio de Janeiro e continuará sendo o principal palco do atletismo brasileiro para grandes competições. O atual arrendatário do estádio é o Botafogo Futebol e Regatas, o que garante a manutenção e utilização da instalação. Os projetos de reurbanização do entorno do estádio fazem parte de uma iniciativa conjunta dos governos federal e municipal com o objetivo de revitalizar a região do Engenho de Dentro.

    Esportes/disciplinas olímpicas: atletismo

    Esportes/disciplinas paralímpicas: atletismo

    Uso atual: estádio de futebol, atletismo e grandes eventos

    Uso pós-Jogos: estádio de futebol, atletismo e grandes eventos

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos): 58.000

  • Estádio da Fonte Nova

    Futebol

    O Estádio da Fonte Nova, em Salvador, fica a duas horas e meia de voo do Rio de Janeiro. Antiga capital do Brasil, a cidade é reconhecidamente rica em cultura e história e um importante destino turístico internacional. Originalmente construído em 1951, o estádio será totalmente reformado para a Copa do Mundo da FIFA de 2014.

    Legado: Após a reforma para a Copa do Mundo da FIFA de 2014, o Estádio da Fonte Nova irá se transformar no principal estádio da região nordeste. Dois dos mais tradicionais clubes brasileiros, Bahia e Vitória, irão se beneficiar das novas instalações. O nordeste, que sedia um grande número de eventos culturais, também irá se beneficiar das melhorias nessa instalação.

    Esportes/disciplinas olímpicos: futebol

    Esportes/disciplinas paralímpicos: -

    Uso atual: estádio de futebol

    Uso pós-Jogos: estádio de futebol

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 60.000

  • Estádio de Copacabana

    Vôlei de Praia

    Palco tradicional de grandes competições de vôlei de praia, a Praia de Copacabana, um dos conhecidos cartões postais da cidade, irá proporcionar uma atmosfera única para atletas e espectadores. O Estádio será construído temporariamente para acomodar as competições de vôlei de praia.

    Legado: Numa perspectiva mais ampla, existe uma oportunidade significativa de obter participação popular através dessa instalação, reforçando o local como tradicional palco de grandes eventos ao ar livre e promovendo a já conhecida vocação carioca para o estilo de vida saudável.

    Esportes/disciplinas olímpicas: vôlei de praia

    Esportes/disciplinas paralímpicos: -

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 12.000

  • Estádio de São Paulo

    Futebol

  • Forte de Copacabana

    Ciclismo de Estrada Maratonas aquáticas Triatlo Paratriatlo

    O percurso da maratona aquática fica localizado nas águas calmas da Praia de Copacabana, protegidas pelo pontão natural onde se situa o Forte. Essa locação também é regularmente utilizada para competições internacionais de triatlo na cidade. Os percursos de ciclismo e corrida estendem-se ao longo da praia, garantindo uma atmosfera de grande vibração criada pelos milhares de espectadores na orla. Serão construídos ainda 5.000 lugares temporários ao longo da Av. Atlântica voltados para a praia, garantindo uma visão privilegiada de todo o percurso e de sua beleza natural.

    Legado: -

    Esportes/disciplinas olímpicas: desportos aquáticos (maratona aquática); triatlo

    Esportes/disciplinas paralímpicos: paratriatlo

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos): 5.000

  • Lagoa Rodrigo de Freitas

    Canoagem Velocidade Remo Paracanoagem Remo

    A Lagoa fica localizada no coração da cidade, cercada por belas montanhas, pela Floresta da Tijuca e pela estátua do Cristo Redentor, no alto do Corcovado. O local fica a apenas dez minutos das praias e hotéis de Ipanema e Copacabana. Um dos pontos altos desse projeto será a construção de um píer temporário, com capacidade para 10.000 espectadores, garantindo intensa vibração na chegada das provas.

    Legado: Considerada a principal casa do remo e da canoagem brasileiros, a Lagoa receberá reformas que deixarão um legado para essas modalidades, incluindo acomodações para atletas em treinamento, uma nova torre de chegada e uma nova garagem de barcos. Os clubes de remo sediados na Lagoa e a Confederação Brasileira de Remo (CBR) serão beneficiados de forma significativa por essas melhorias.

    Esportes/disciplinas olímpicas: remo e canoagem (velocidade)

    Esportes/disciplinas paralímpicas: remo e paracanoagem

    Uso atual: instalação e espaço comercial; remo e canoagem

    Uso pós-Jogos: instalação e espaço comercial; remo e canoagem

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 14.000

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 14.000

  • Live Sites

    Fazer do Rio 2016 um evento sem fronteiras, levar a experiência olímpica para todos os povos, especialmente para jovens do Brasil e do mundo, é a proposta dos Live Sites – grandes espaços em áreas públicas, em diversas cidades, utilizados para promover a festa do esporte através da exibição de filmes, realização de eventos e atividades para todas as idades.
    A ideia envolve 15 cidades, sendo pelo menos duas em cada continente. A associação de tecnologia de última geração na transmissão a atividades interativas faz do maior evento esportivo do planeta uma celebração global, ao vivo, onde você estiver.

  • Marina da Glória

    Vela Vela

    A instalação fica localizada no Parque do Flamengo, no centro da cidade, tendo como pano de fundo o Pão de Açúcar e o Corcovado. Uma das grandes inovações será a construção de um píer temporário com capacidade para 10.000 espectadores na Praia do Flamengo, em frente ao local proposto para o percurso final da disputa da medalha de ouro.

    Legado: -

    Esportes/disciplinasolímpicas: vela

    Esportes/disciplinas paralímpicas: vela

    Uso atual: marina

    Uso pós-Jogos: marina

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 10.000

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 5.000

  • Parque Olímpico de Mountain Bike

    Ciclismo Mountain Bike

    O Parque Olímpico de Mountain Bike ficará localizado dentro do Parque Radical. Será construído um percurso com cerca de 6.000m altamente técnico e diversificado, com diferenças significativas de altura e feito com segmentos que permitirão aos competidores passar pela plateia mais de uma vez durante a prova.  A instalação contígua será inteiramente temporária.

    Legado: O percurso de treinamento permanente construído dentro do Parque Radical será mantido após a conclusão dos Jogos Rio 2016, como legado para o treinamento esportivo de alto rendimento e também para o lazer.

    Esportes/disciplinas olímpicas: ciclismo (mountain bike)

    Esportes/disciplinas paralímpicas: -

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento e uso recreativo para a população

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 5.000 + 20.000 em pé

  • Parque do Flamengo

    Atletismo Ciclismo de Estrada Atletismo Paraciclismo de Estrada

    Localizado nas proximidades do Pão de Açúcar, o parque se estende pela orla da Baía de Guanabara, fornecendo um belo palco para os eventos. Os percursos de ciclismo (estrada) foram desenhados com o objetivo de garantir o seu nível técnico, incluindo praias e parques da região, o que irá garantir a presença de milhares de espectadores acompanhando o evento e vibrando com ele.

    Legado: A instalação será totalmente temporária, mas os Jogos darão continuidade à tradição carioca de sediar grandes eventos de rua no Parque do Flamengo e na Zona Sul da cidade, atraindo enorme participação popular e promovendo a inclusão das comunidades locais através do esporte e do lazer.

    Esportes/disciplinas olímpicas: atletismo (marcha atlética) e ciclismo (estrada)

    Esportes/disciplinas paralímpicas: atletismo (maratona) e ciclismo (estrada)

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 3.800

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 3.800

  • Sambódromo

    Atletismo Tiro com Arco Tiro com Arco

    O Sambódromo do Rio de Janeiro, palco do desfile das escolas de samba no Carnaval carioca, irá receber o torneio Olímpico e Paralímpico de tiro com arco, tanto as fases eliminatórias quanto as finais. Muito próxima do Maracanã, essa instalação passará por uma grande reforma para os Jogos. Para a maratona, 30.000 espectadores irão ocupar lugares ao longo dos 600 metros da “passarela do samba” garantindo um ambiente de festa na largada e na chegada da mais tradicional disputa olímpica.

    Legado: A reforma do Sambódromo é um importante projeto de legado da Prefeitura do Rio de Janeiro, possibilitando a requalificação desse importante marco da cidade e garantindo a revitalização do seu entorno. O projeto dos Jogos Rio 2016™ vai ao encontro dos objetivos de longo prazo para essa região da cidade, trazendo benefícios importantes e imediatos para as comunidades locais.

    Esportes/disciplinas olímpicas: atletismo (maratona); tiro com arco

    Esportes/disciplinas paralímpicas: tiro com arco

    Uso atual: Carnaval e eventos

    Uso pós-Jogos: Carnaval e eventos

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 30.000 atletismo (maratona); 6.000 tiro com arco

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 4.200 tiro com arco

  • Maracanã

    Estádio do Maracanã

    Futebol

    Um dos grandes ícones da cidade, o Maracanã será palco das Cerimônias de Abertura e Encerramento Olímpicas e Paralímpicas e sediará o torneio olímpico de futebol. Originalmente construído em 1950 para a Copa do Mundo da FIFA, o Maracanã e todo o seu entorno serão totalmente reformados para a Copa do Mundo da FIFA de 2014, garantindo uma instalação excepcional para os Jogos Rio 2016™. O projeto de reforma prevê grandes áreas de circulação de público e melhorias significativas na infraestrutura de transportes.

    Legado: A reforma do Maracanã e do seu entorno é um projeto de grande importância para o Rio de Janeiro, qualificando uma das principais instalações esportivas da cidade e acelerando o desenvolvimento urbano da região, uma das prioridades do Rio.

    Esportes/disciplinas olímpicas: futebol

    Esportes/disciplinas paralímpicas: -

    Uso atual: estádio de futebol

    Uso pós-Jogos: estádio de futebol e grandes eventos

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos): 78.600

     

  • Maracanã

    Ginásio Maracanãzinho

    Voleibol

    Considerada a casa do voleibol brasileiro, a instalação fica localizada dentro do Núcleo do Maracanã, que inclui também o Estádio do Maracanã. Um grande projeto de reforma foi posto em prática para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, e agora o Núcleo do Maracanã será totalmente reformado para a Copa do Mundo da FIFA de 2014.

    Legado: O Maracanãzinho continuará a ser o principal palco do voleibol brasileiro após os Jogos Rio 2016™. Terá ainda as suas quadras de aquecimento reconstruídas, o que qualificará ainda mais a instalação, servindo como importante local de treinamento para várias equipes e seleções.

    Esportes/disciplinas olímpicas: voleibol

    Esportes/disciplinas paralímpicas: -

    Uso atual: arena multiesportiva

    Uso pós-Jogos: arena multiesportiva

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos): 11.800

  • Maracanã

    Parque Aquático Julio de Lamare

    Polo Aquático

    O Parque Aquático Julio de Lamare fica localizado dentro do Núcleo do Maracanã, que inclui também o Estádio do Maracanã e o Maracanãzinho. Um grande projeto de reforma foi posto em prática para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, e agora o Núcleo do Maracanã será totalmente reformado para a Copa do Mundo da FIFA de 2014.

    Esportes/disciplinas olímpicas: polo aquático

    Esportes/disciplinas paralímpicas: -

    Uso atual: desportos aquáticos

    Uso pós-Jogos: desportos aquáticos

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos): TBD

  • PARQUE OLÍMPICO

    Arena Olímpica do Rio

    Ginástica Artística Ginástica Rítmica Ginástica de Trampolim Basquetebol em Cadeira de Rodas

    Concluída para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, a Arena foi projetada para a ginástica artística. Está localizada dentro do Núcleo do Parque Olímpico do Rio e a apenas cinco minutos da Vila Olímpica e Paralímpica.

    Legado: A Arena Olímpica do Rio é propriedade da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. A instalação, que se firmou como a maior arena da cidade, vem sendo utilizada regularmente para grandes eventos esportivos e culturais e shows. Após os Jogos, a Arena Olímpica do Rio continuará a ser extremamente importante, ajudando o Rio de Janeiro a atrair e sediar grandes eventos.

    Esportes/disciplinas olímpicas: ginástica artística, rítmica e trampolim

    Esportes/disciplinas paralímpicas: basquete em cadeira de rodas

    Uso atual: arena multiesportiva, shows e eventos culturais

    Uso pós-Jogos: arena multiesportiva, shows e eventos culturais e Centro Olímpico de Treinamento (COT)

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos): 12.000

  • PARQUE OLÍMPICO

    Centro Aquático Maria Lenk

    Nado Sincronizado Saltos Ornamentais

    O Centro Aquático Maria Lenk foi construído para os Jogos Pan-americanos Rio 2007. A área de competição foi projetada de acordo com os requisitos da FINA (Federação Internacional de Natação) para grandes competições internacionais e precisará de modificações mínimas para os Jogos Rio 2016™.

    Legado: O Maria Lenk é de propriedade da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e atualmente é administrado pelo Comitê Olímpico Brasileiro. A instalação será totalmente integrada ao Centro Olímpico de Treinamento (COT), funcionando como um centro de excelência em todos os desportos aquáticos, além de ser utilizado para competições regionais e internacionais.

    Esportes/disciplinas olímpicas: desportos aquáticos (saltos ornamentais e nado sincronizado)

    Esportes/disciplinas paralímpicas: -

    Uso atual: arena multiesportiva

    Uso pós-Jogos: arena multiesportiva

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 5.300
     

     

  • PARQUE OLÍMPICO

    Centro Olímpico de Tênis

    Tênis Futebol de 5 Tênis em Cadeira de Rodas

    O Centro Olímpico de Tênis será parte do Centro Olímpico de Treinamento (COT), um dos principais legados do Rio 2016™. Para os Jogos Olímpicos, um total de 16 quadras serão construídas numa área de 9 hectares. Facilidades e arquibancadas temporárias serão utilizadas como apoio à infraestrutura permanente para atender aos requisitos dos Jogos. O Centro Olímpico de Tênis está localizado dentro do Núcleo do Parque Olímpico do Rio e muito próximo à Vila Olímpica e Paralímpica, IBC/MPC e de outras instalações importantes.

    Legado: Após a conclusão dos Jogos, nove quadras serão mantidas como parte do COT, deixando um sólido legado para o esporte, além de oferecer ao Brasil uma instalação de competição para a realização de grandes eventos de tênis.

    Esportes/disciplinas olímpicas: tênis

    Esportes/disciplinas paralímpicas: tênis em cadeira de rodas

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento

    Capacidade bruta de assentos (jogos olímpicos e paralímpicos): 10.000 (quadra central);  5.000 (quadra 1); 3.000 (quadra 2); 250 (quadras)

  • PARQUE OLÍMPICO

    Estádio Olímpico de Desp. Aquáticos

    Natação Polo Aquático Natação

    O Estádio será construído no Núcleo do Parque Olímpico do Rio com 18.000 assentos temporários em uma estrutura permanente. No coração do Parque Olímpico do Rio, o estádio ficará a dez minutos da Vila Olímpica e Paralímpica e poderá ser alcançado a pé do IBC/MPC.

    Legado: A estrutura do Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos será mantida após a conclusão dos Jogos, integrando-se totalmente ao Centro Olímpico de Treinamento (COT). Com todos os assentos removidos após os Jogos, a instalação será reformada para acomodar estruturas administrativas e de pesquisa do COT.

    Esportes/disciplinas olímpicos: desportos aquáticos (natação e polo aquático)

    Esportes/disciplinas paralímpicos: desportos aquáticos (natação)

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos): 18.000

  • PARQUE OLÍMPICO

    Hall Olímpico 1

    Basquetebol Basquetebol em Cadeira de Rodas Rugby em Cadeira de Rodas

    O Hall Olímpico 1 será construído para o Rio 2016™ no Núcleo do Parque Olímpico do Rio. Está localizado a cinco minutos da Vila Olímpica e Paralímpica, podendo ser alcançada a pé do IBC/MPC. A instalação terá capacidade para 16.000 espectadores, com 5.000 assentos permanentes e 11.000 temporários.

    Legado: O Hall 1 será usado para treinamento de 12 esportes olímpicos após a conclusão dos Jogos e será totalmente integrada ao Centro Olímpico de Treinamento (COT), incluindo instalações permanentes multiuso com áreas para atletas e técnicos. A instalação de 5.000 assentos permanentes no Hall 1 irá dotar o COT de infraestrutura para competições locais e regionais.

    Esportes/disciplinas olímpicas: basquetebol

    Esportes/disciplinas paralímpicas: basquetebol em cadeira de rodas e rugby em cadeira de rodas

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento (COT)

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 16.000

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 16.000

  • PARQUE OLÍMPICO

    Hall Olímpico 2

    Judô Luta Olímpica Bocha Judô

    O Hall Olímpico 2 será construído para o Rio 2016™ no Núcleo do Parque Olímpico do Rio. Está localizado a cinco minutos da Vila Olímpica e Paralímpica, podendo ser alcançada a pé do IBC/MPC.

    Legado: O Hall 2 será usado para treinamento de 12 esportes olímpicos após a conclusão dos Jogos e será totalmente integrado ao Centro Olímpico de Treinamento (COT). O judô terá instalações de treinamento permanentes dentro do Hall 2, incluindo vestiários exclusivos para atletas e áreas para técnicos, garantindo um sólido legado para o judô brasileiro.

    Esportes/disciplinas olímpicas: judô e luta olímpica

    Esportes/disciplinas paralímpicas: judô e bocha

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento (COT)

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 10.000

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 10.000
     

  • PARQUE OLÍMPICO

    Hall Olímpico 3

    Esgrima Taekwondo Voleibol Sentado

    O Hall Olímpico 3 será construído para o Rio 2016™ no Núcleo do Parque Olímpico do Rio. Está localizado a cinco minutos da Vila Olímpica e Paralímpica, podendo ser alcançada a pé do IBC/MPC.

    Legado: O Hall 3 será usado para treinamento de 12 esportes olímpicos após a conclusão dos Jogos e será totalmente integrado ao Centro Olímpico de Treinamento (COT). As lutas terão instalações permanentes de treinamento dentro do Hall 3, incluindo vestiários exclusivos para atletas, áreas para técnicos e seis tapetes permanentes de treinamento, garantindo um sólido legado para as lutas no Brasil.

    Esportes/disciplinas olímpicos: taekwondo e esgrima

    Esportes/disciplinas paralímpicos: voleibol sentado

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento (COT)

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos): 10.000

  • PARQUE OLÍMPICO

    Hall Olímpico 4

    Handebol Goalball

    O Hall Olímpico 4 será construído para o Rio 2016™ e será totalmente temporário. Está localizado no Núcleo do Parque Olímpico do Rio e a cinco minutos da Vila Olímpica e Paralímpica, podendo ser alcançada a pé do IBC/MPC. Facilidades permanentes para atletas e oficiais técnicos serão acrescidas de áreas temporárias de apoio e de áreas para espectadores.

    Esportes/disciplinas olímpicas: handebol

    Esportes/disciplinas paralímpicas: goalball

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: -

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 12.000

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 7.000
     

  • PARQUE OLÍMPICO

    Velódromo Olímpico do Rio

    Ciclismo de Pista Paraciclismo de Pista

    Está localizado dentro do Núcleo do Parque Olímpico do Rio, próximo ao IBC/MPC e a menos de dez minutos da Vila Olímpica e Paralímpica.

    Legado: A instalação ficará totalmente integrada ao Centro Olímpico de Treinamento (COT), um dos principais legados do Rio 2016™. O Velódromo Olímpico do Rio deixará um legado duradouro para o ciclismo no Brasil.

    Esportes/disciplinas olímpicas: ciclismo (Pista)

    Esportes/disciplinas paralímpicas: ciclismo (Pista)

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: arena multiesportiva

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos): 5.800

  • Parque Radical do Rio

    Estádio Olímpico de Canoagem Slalom

    Canoagem Slalom

    O Estádio Olímpico de Canoagem Slalom será construído para o Rio 2016 e ficará localizado no Parque Radical. Um percurso permanente, com dimensões entre 250 e 400m será construído, com novas áreas de apoio permanentes e temporárias.

    Legado: O Estádio será mantido após a conclusão dos Jogos Rio 2016 como legado para o treinamento esportivo de alto rendimento e também para lazer.

    Esportes/disciplinas olímpicas: canoagem (slalom)

    Esportes/disciplinas paralímpicas: -

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento e uso recreativo para a população.

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 8.000

  • Riocentro

    Pavilhão 2

    Levantamento de Peso Halterofilismo

    O Riocentro – Pavilhão 2 será a instalação do levantamento de peso e do halterofilismo. Com capacidade para 6.500 espectadores e área total de 13.000 m², o Pavilhão 2 também irá acomodar todas as instalações de treinamento do boxe em uma área separada e exclusiva. O Riocentro fica ao lado da Vila Olímpica e Paralímpica, tão perto que dá para ir a pé. Além disso, fica localizado a apenas cinco minutos do Núcleo do Parque Olímpico do Rio e do IBC/MPC.

    Legado: O Riocentro continuará sendo o principal centro de exposições e convenções da cidade, e as melhorias já programadas serão aceleradas devido à realização dos Jogos, trazendo um benefício imediato por sua viabilidade e sustentabilidade. O levantamento de peso e o halterofilismo terão áreas de treinamento permanentes no Centro Olímpico de Treinamento, localizado ao lado do Riocentro, garantindo o legado para a modalidade no Brasil.

    Esportes/disciplinas olímpicas: levantamento de peso

    Esportes/disciplinas paralímpicas: halterofilismo

    Uso atual: centro de exposições

    Uso pós-Jogos: centro de exposições

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 6.500

  • Riocentro

    Pavilhão 3

    Tênis de Mesa Tênis de Mesa

    No Riocentro – Pavilhão 3 será implantado um conceito pioneiro através de uma quadra central com capacidade para 5.000 pessoas, proporcionando uma atmosfera única para atletas e espectadores. Com área total de 25.000m², o Pavilhão 3 também abrigará toda a área de treinamento do tênis de mesa.

    Legado: O Riocentro continuará sendo o principal centro de exposições e convenções da cidade, e as melhorias já programadas serão aceleradas devido à realização dos Jogos, trazendo um benefício imediato por sua viabilidade e sustentabilidade. O tênis de mesa terá áreas de treinamento permanentes no Centro Olímpico de Treinamento, localizado ao lado do Riocentro, garantindo o legado para a modalidade no Brasil.

    Esportes/disciplinas olímpicas: tênis de mesa

    Esportes/disciplinas paralímpicos: tênis de mesa

    Uso atual: centro de exposições

    Uso pós-Jogos: centro de exposições

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos): 4.200 (quadra central) e 3.200 (preliminares)

  • Riocentro

    Pavilhão 4

    Badminton

    O Riocentro – Pavilhão 4 tem um pé direito de 12m e um moderno sistema de ar condicionado de baixa velocidade, proporcionando as melhores condições para a prática do badminton. Com área total de 25.000m², essa instalação também irá acomodar todas as áreas de treinamento do badminton. O Riocentro fica localizado ao lado da Vila Olímpica e Paralímpica e a apenas cinco minutos do Núcleo do Parque Olímpico do Rio e do IBC/MPC.

    Legado: O Riocentro continuará sendo o principal centro de exposições e convenções da cidade, e as melhorias já programadas serão aceleradas devido à realização dos Jogos, deixando um benefício imediato por sua viabilidade e sustentabilidade. O badminton terá áreas de treinamento permanentes no Centro Olímpico de Treinamento, localizado ao lado do Riocentro, garantindo o legado para a modalidade no Brasil.

    Esportes/disciplinas olímpicas: badminton

    Esportes/disciplinas paralímpicos: -

    Uso atual: centro de exposições

    Uso pós-Jogos: centro de exposições

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 6.500

  • Riocentro

    Pavilhão 6

    Boxe

    Um estádio temporário construído especificamente para os Jogos Rio 2016, com capacidade para 9.000 espectadores e área total de 14.000m², o Pavilhão 6 também irá acomodar todas as instalações de treinamento do boxe. O Riocentro fica localizado ao lado da Vila Olímpica e Paralímpica e a apenas cinco minutos do Núcleo do Parque Olímpico do Rio e do IBC/MPC.

    Legado: O Riocentro continuará sendo o principal centro de exposições e convenções da cidade, e as suas melhorias já programadas serão aceleradas devido à realização dos Jogos, trazendo um benefício imediato por sua viabilidade e sustentabilidade. O boxe terá áreas de treinamento permanentes no Centro Olímpico de Treinamento, localizado ao lado do Riocentro, garantindo o legado para essas modalidades no Brasil.

    Esportes/disciplinas olímpicas: boxe

    Esportes/disciplinas paralímpicas: -

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 9.000

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 9.000