Mapa de instalações

Barra

A Barra da Tijuca será o coração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Situada na Zona Oeste da cidade e cercada por lagoas, a região acomodará 14 instalações onde serão realizadas competições de 21 esportes olímpicos: boxe, tênis de mesa, badminton, levantamento de peso, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, ciclismo de pista, saltos ornamentais, polo aquático, natação, nado sincronizado, basquetebol, judô, taekwondo, luta greco-romana, luta estilo livre, handebol, esgrima, golfe e tênis.

Nos Jogos Paralímpicos, receberá as competições de outros 12 esportes: basquetebol em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas, judô, bocha, voleibol sentado, goalball, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5, ciclismo de pista, natação, tênis de mesa e halterofilismo.

A Vila Olímpica e Paralímpica, o Parque Olímpico da Barra, o Riocentro, o IBC/MPC e a Vila de Mídia da Barra estão todos localizados na Região Barra.

 

Legado

A Barra vai se beneficiar significativamente dos Jogos, com novas instalações de competição e treinamento, melhorias na estrutura de transporte e construção de centros comerciais, residenciais e de entretenimento. Além disso, parques e redes fluviais receberão programas de recuperação. 

O legado mais significativo para o esporte brasileiro na região será o Centro Olímpico de Treinamento (COT). Após os Jogos, o COT oferecerá 40.000m2 para treinamentos de 12 esportes olímpicos, além de um Laboratório de Pesquisas nas áreas de Nutrição, Fisioterapia, Medicina Esportiva e Clínica, inédito na América do Sul.

O Campo de Golfe será outro legado importante dos Jogos Rio 2016. Após as competições, a instalação será pública, o que incentivará a população local a praticar o esporte.
 

Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ