Mapa de instalações

Barra

A Barra da Tijuca será o coração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Situada na Zona Oeste da cidade e cercada por lagoas, a região acomodará 15 instalações onde serão realizadas competições de 23 esportes olímpicos: boxe, tênis de mesa, badminton, ciclismo de estrada, levantamento de peso, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, ciclismo de pista, atletismo (marcha atlética), saltos ornamentais, polo aquático, natação, nado sincronizado, basquetebol, judô, taekwondo, luta greco-romana, luta estilo livre, handebol, esgrima, golfe e tênis.

Nos Jogos Paralímpicos, receberá as competições de outros 13 esportes: basquetebol em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas, judô, bocha, voleibol sentado, goalball, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5, ciclismo de pista, ciclismo de estrada, natação, tênis de mesa e halterofilismo.

A Vila Olímpica e Paralímpica, o Parque Olímpico da Barra, o Riocentro, o IBC/MPC e a Vila de Mídia da Barra estão todos localizados na Região Barra.

 

Legado

A Barra vai se beneficiar significativamente dos Jogos, com novas instalações de competição e treinamento, melhorias na estrutura de transporte e construção de centros comerciais, residenciais e de entretenimento. Além disso, parques e redes fluviais receberão programas de recuperação. 

O legado mais significativo para o esporte brasileiro na região será o Centro Olímpico de Treinamento (COT). Após os Jogos, o COT oferecerá 40.000m2 para treinamentos de 12 esportes olímpicos, além de um Laboratório de Pesquisas nas áreas de Nutrição, Fisioterapia, Medicina Esportiva e Clínica, inédito na América do Sul.

O Campo de Golfe será outro legado importante dos Jogos Rio 2016. Após as competições, a instalação será pública, o que incentivará a população local a praticar o esporte.
 

Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ