Mapa de instalações

A competição Rio 2016 contempla o uso de instalações esportivas em quatro grandes regiões do Rio de Janeiro, de acordo com as diretrizes de desenvolvimento da cidade.

Barra - O coração dos Jogos

Copacabana - Paisagens icônicas

Deodoro - A Juventude dos Jogos

Maracanã - Tradição e Festa

Fechar anterior seguinte
  • Arena de Deodoro

    Basquetebol Pentatlo Moderno Esgrima em Cadeira de Rodas

    A Arena de Deodoro será uma nova arena, localizada no coração da Região Deodoro, a menos de 300 metros da estação ferroviária da Vila Militar, podendo ser alcançada a pé a partir das competições dos outros esportes que serão disputados na região. Abrigará as competições de basquetebol, a esgrima do pentatlo moderno e a esgrima em cadeira de rodas.

    Legado: A Arena será construída estrategicamente nessa região da cidade e irá ampliar o legado dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, que gerou um aumento significativo na participação esportiva entre os jovens de comunidades locais. Além disso, a Arena será integrada ao conjunto de instalações do Centro Olímpico de Treinamento, localizado em Deodoro.

    Esportes/disciplinas olímpicas: basquetebol e pentatlo moderno (esgrima)

    Esportes/disciplinas paralímpicas: esgrima em cadeira de rodas

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 5.000

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 5.000

  • Arena de Rugby e Pentatlo Moderno

    Pentatlo Moderno Rugby Futebol de 7

    A Arena de Rugby e Pentatlo Moderno utilizará duas instalações que são parte de um complexo operacional durante o período dos Jogos:
    • Arena Olímpica de Esgrima (esgrima), uma instalação permanente a ser construída;
    • Arena de Hipismo e Combinado (tiro e corrida) para Pentatlo Moderno, uma instalação temporária.
    O estádio temporário para a Arena de Hipismo e Combinado será construído sobre o campo de pólo existente, ao lado da Arena de Deodoro e do Centro Aquático. A proximidade entre as instalações permitirá que os espectadores e clientes credenciados dos Jogos possam se deslocar a pé entre elas.

    Legado: A Arena Olímpica de Esgrima continuará sendo utilizada para o treinamento de Pentatlo Moderno e estará integrada às demais instalações do Centro Olímpico de Treinamento.

    Esportes/disciplinas olímpicas: rugby e pentatlo moderno

    Esportes/disciplinas paralímpicas: futebol de 7

    Uso atual: Centro Olímpico de Treinamento.

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento e campo de pólo.

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 20.000

  • Campo Olìmpico de Golfe

    Golfe

    O campo de golfe será construído na Reserva de Marapendi, na região da Barra, que concentrará o maior número de instalações dos Jogos Olímpicos Rio 2016™. Será uma instalação Olímpica única, localizada a aproximadamente cinco quilômetros da Vila Olímpica e Paralímpica e sete quilômetros do Centro Principal de Imprensa (MPC, na sigla em inglês) e do Centro Internacional de Transmissões (IBC, na sigla em inglês), ao Sul da Avenida das Américas e ao Norte da Lagoa de Marapendi.

    Legado: Depois dos Jogos Olímpicos de 2016, será operado como uma instalação pública, com o objetivo principal de promover o esporte no Brasil e na América do Sul, sendo um dos principais legados dos Jogos Olímpicos para o desenvolvimento do esporte no país.

    Esportes/disciplinas olímpicas: Golfe

    Esportes/disciplinas paralímpicas: -

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: Campo de Golf aberto ao público

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 25.000

  • Centro Aquático de Pentatlo Moderno

    Pentatlo Moderno

    O Centro Aquático de Pentatlo Moderno será palco da competição de natação do Pentatlo Moderno. As outras provas do esporte acontecerão em mais duas instalações: a Arena de Deodoro (Esgrima) e a Arena de Pentatlo Moderno(Hipismo e Combinado).

    Com cerca de 300 metros de distância das outras instalações, esta proximidade permitirá que os espectadores e clientes credenciados dos Jogos possam acompanhar de perto todos os eventos do esporte.

    Legado: O Centro Aquático receberá reformas e adequações e continuará a ser utilizado para treinamento de atletas integrado às demais Instalações do Centro Olímpico de Treinamento.

    Esportes/disciplinas Olímpicas: Pentatlo Moderno (natação)

    Esportes/disciplinas Paralímpicas: -

    Uso atual: Centro de Treinamento e sede de competições nacionais e internacionais

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 2000 temporários

  • Centro Nacional de Hipismo

    Hipismo Adestramento Hipismo CCE Hipismo Saltos Hipismo

    O Centro Nacional de Hipismo fica localizado no Núcleo de Deodoro próximo ao Centro Nacional de Tiro. Construído para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, o centro foi projetado de acordo com os padrões da Federação Equestre Internacional (FEI) para competições internacionais. O complexo tem área aproximada de 1.000.000,00m². Suas instalações serão restauradas e ampliadas para o Rio 2016™.

    Legado: Essa instalação será totalmente integrada às facilidades do Centro Olímpico de Treinamento localizado em Deodoro, transformando-se em um grande centro do hipismo no Brasil. Além disso, o centro continuará sendo utilizado na realização de grandes competições, como os V Jogos Mundiais Militares do CISM, em 2011.

    Esportes/disciplinas olímpicas: hipismo

    Esportes/disciplinas paralímpicas: hipismo

    Uso atual: Centro Olímpico de Treinamento e Escola de Equitação do Exército Brasileiro.

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento, Escola de Equitação do Exército Brasileiro.

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 20.000

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 14.000

  • Centro Nacional de Tiro Esportivo

    Tiro Esportivo Tiro Esportivo

    O Centro Nacional de Tiro Esportivo foi construído para os Jogos Pan-americanos Rio 2007 de acordo com os padrões da Federação Internacional e precisará de pequenos ajustes para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O centro conta com instalações permanentes para atletas e oficiais técnicos, e está totalmente equipado com estandes de tiro para todas as modalidades do tiro esportivo.

    Legado: Atualmente utilizado como centro de treinamento de alto desempenho, essa instalação será totalmente integrada ao Centro Olímpico de Treinamento, deixando um legado para todas as modalidades do tiro esportivo e um importante centro para o esporte no Brasil.

    Esportes/disciplinas olímpicas: tiro esportivo

    Esportes/disciplinas paralímpicas: tiro esportivo

    Uso atual: Centro Olímpico de Treinamento, utilizado diariamente pela Federação Brasileira de Tiro, e treinamento das Forças Armadas do Brasil, que apoiam a constante operação e manutenção do centro.

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento. Também é utilizado diariamente pela Federação Brasileira de Tiro e para treinamento das Forças Armadas do Brasil, que apoiam a constante operação e manutenção do centro.

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 1.000 (preliminares tiro ao prato); 2.000 (finais tiro ao prato); 1.600 (finais tiro); 1.000 (alvo a 10m); 750 (alvo a 50m); 500 (alvo a 25m)

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 1.600 (finais tiro); 1.000 (alvo a 10m); 750 (alvo a 50m); 500 (alvo a 25m)

  • Centro Olímpico de Hóquei

    Hóquei sobre grama

    A Região de Deodoro é o lar da Seleção Brasileira de Hóquei sobre Grama. Nos Jogos Pan-americanos, foram ali disputados os torneios de hóquei sobre grama e futebol de 5 e de 7.  O novo centro a ser construído deverá garantir o pleno atendimento aos requisitos e exigências da FI referentes à arena de competição Olímpica. Com as adequações específicas, a área do hóquei sediará as competições Paralímpicas de futebol de 5 e futebol de 7.

    Legado: Será mantido para o hóquei sobre grama como parte do Centro Olímpico de Treinamento.

    Esportes/disciplinas olímpicas: hóquei sobre grama

    Esportes/disciplinas paralímpicas: futebol de 5 e futebol de 7

    Uso atual: competições nacionais e internacionais de hóquei sobre grama.

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos): 10.000 (quadra principal); 5.000 (quadra secundária)

  • Estádio Olímpico

    Atletismo Atletismo

    O estádio foi construído para os Jogos Panamericanos Rio 2007 e terá sua capacidade permanentemente ampliada de 45.000 para 60.000 espectadores para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Além disso, o entorno do estádio receberá grandes intervenções urbanas para facilitar a sua operação.

    Legado: O Estádio Olímpico é de propriedade da Prefeitura do Rio de Janeiro e continuará sendo o principal palco do atletismo brasileiro para grandes competições. O atual arrendatário do estádio é o Botafogo Futebol e Regatas, o que garante a manutenção e utilização da instalação. Os projetos de reurbanização do entorno do estádio fazem parte de uma iniciativa conjunta dos governos federal e municipal com o objetivo de revitalizar a região do Engenho de Dentro.

    Esportes/disciplinas olímpicas: atletismo

    Esportes/disciplinas paralímpicas: atletismo

    Uso atual: estádio de futebol, atletismo e grandes eventos

    Uso pós-Jogos: estádio de futebol, atletismo e grandes eventos

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos): 58.000

  • Estádio de Copacabana

    Vôlei de Praia

    Palco tradicional de grandes competições de vôlei de praia, a Praia de Copacabana, um dos conhecidos cartões postais da cidade, irá proporcionar uma atmosfera única para atletas e espectadores. O Estádio será construído temporariamente para acomodar as competições de vôlei de praia.

    Legado: Numa perspectiva mais ampla, existe uma oportunidade significativa de obter participação popular através dessa instalação, reforçando o local como tradicional palco de grandes eventos ao ar livre e promovendo a já conhecida vocação carioca para o estilo de vida saudável.

    Esportes/disciplinas olímpicas: vôlei de praia

    Esportes/disciplinas paralímpicos: -

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 12.000

  • Forte de Copacabana

    Ciclismo de Estrada Maratonas aquáticas Triatlo Paratriatlo

    O percurso da maratona aquática fica localizado nas águas calmas da Praia de Copacabana, protegidas pelo pontão natural onde se situa o Forte. Essa locação também é regularmente utilizada para competições internacionais de triatlo na cidade. Os percursos de ciclismo e corrida estendem-se ao longo da praia, garantindo uma atmosfera de grande vibração criada pelos milhares de espectadores na orla. Serão construídos ainda 5.000 lugares temporários ao longo da Av. Atlântica voltados para a praia, garantindo uma visão privilegiada de todo o percurso e de sua beleza natural.

    Legado: -

    Esportes/disciplinas olímpicas: desportos aquáticos (maratona aquática); triatlo

    Esportes/disciplinas paralímpicos: paratriatlo

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos): 5.000

  • Lagoa Rodrigo de Freitas

    Canoagem Velocidade Remo Paracanoagem Remo

    A Lagoa fica localizada no coração da cidade, cercada por belas montanhas, pela Floresta da Tijuca e pela estátua do Cristo Redentor, no alto do Corcovado. O local fica a apenas dez minutos das praias e hotéis de Ipanema e Copacabana. Um dos pontos altos desse projeto será a construção de um píer temporário, com capacidade para 10.000 espectadores, garantindo intensa vibração na chegada das provas.

    Legado: Considerada a principal casa do remo e da canoagem brasileiros, a Lagoa receberá reformas que deixarão um legado para essas modalidades, incluindo acomodações para atletas em treinamento, uma nova torre de chegada e uma nova garagem de barcos. Os clubes de remo sediados na Lagoa e a Confederação Brasileira de Remo (CBR) serão beneficiados de forma significativa por essas melhorias.

    Esportes/disciplinas olímpicas: remo e canoagem (velocidade)

    Esportes/disciplinas paralímpicas: remo e paracanoagem

    Uso atual: instalação e espaço comercial; remo e canoagem

    Uso pós-Jogos: instalação e espaço comercial; remo e canoagem

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 14.000

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 14.000

  • Marina da Glória

    Vela Vela

    A instalação fica localizada no Parque do Flamengo, no centro da cidade, tendo como pano de fundo o Pão de Açúcar e o Corcovado. Uma das grandes inovações será a construção de um píer temporário com capacidade para 10.000 espectadores na Praia do Flamengo, em frente ao local proposto para o percurso final da disputa da medalha de ouro.

    Legado: -

    Esportes/disciplinasolímpicas: vela

    Esportes/disciplinas paralímpicas: vela

    Uso atual: marina

    Uso pós-Jogos: marina

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 10.000

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 5.000

  • Parque do Flamengo

    Atletismo Ciclismo de Estrada Atletismo Paraciclismo de Estrada

    Localizado nas proximidades do Pão de Açúcar, o parque se estende pela orla da Baía de Guanabara, fornecendo um belo palco para os eventos. Os percursos de ciclismo (estrada) foram desenhados com o objetivo de garantir o seu nível técnico, incluindo praias e parques da região, o que irá garantir a presença de milhares de espectadores acompanhando o evento e vibrando com ele.

    Legado: A instalação será totalmente temporária, mas os Jogos darão continuidade à tradição carioca de sediar grandes eventos de rua no Parque do Flamengo e na Zona Sul da cidade, atraindo enorme participação popular e promovendo a inclusão das comunidades locais através do esporte e do lazer.

    Esportes/disciplinas olímpicas: atletismo (marcha atlética) e ciclismo (estrada)

    Esportes/disciplinas paralímpicas: atletismo (maratona) e ciclismo (estrada)

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 3.800

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 3.800

  • Sambódromo

    Atletismo Tiro com Arco Tiro com Arco

    O Sambódromo do Rio de Janeiro, palco do desfile das escolas de samba no Carnaval carioca, irá receber o torneio Olímpico e Paralímpico de tiro com arco, tanto as fases eliminatórias quanto as finais. Muito próxima do Maracanã, essa instalação passará por uma grande reforma para os Jogos. Para a maratona, 30.000 espectadores irão ocupar lugares ao longo dos 600 metros da “passarela do samba” garantindo um ambiente de festa na largada e na chegada da mais tradicional disputa olímpica.

    Legado: A reforma do Sambódromo é um importante projeto de legado da Prefeitura do Rio de Janeiro, possibilitando a requalificação desse importante marco da cidade e garantindo a revitalização do seu entorno. O projeto dos Jogos Rio 2016™ vai ao encontro dos objetivos de longo prazo para essa região da cidade, trazendo benefícios importantes e imediatos para as comunidades locais.

    Esportes/disciplinas olímpicas: atletismo (maratona); tiro com arco

    Esportes/disciplinas paralímpicas: tiro com arco

    Uso atual: Carnaval e eventos

    Uso pós-Jogos: Carnaval e eventos

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 30.000 atletismo (maratona); 6.000 tiro com arco

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 4.200 tiro com arco

  • Maracanã

    Estádio do Maracanã

    Futebol

    Um dos grandes ícones da cidade, o Maracanã será palco das Cerimônias de Abertura e Encerramento Olímpicas e Paralímpicas e sediará o torneio olímpico de futebol. Originalmente construído em 1950 para a Copa do Mundo da FIFA, o Maracanã e todo o seu entorno serão totalmente reformados para a Copa do Mundo da FIFA de 2014, garantindo uma instalação excepcional para os Jogos Rio 2016™. O projeto de reforma prevê grandes áreas de circulação de público e melhorias significativas na infraestrutura de transportes.

    Legado: A reforma do Maracanã e do seu entorno é um projeto de grande importância para o Rio de Janeiro, qualificando uma das principais instalações esportivas da cidade e acelerando o desenvolvimento urbano da região, uma das prioridades do Rio.

    Esportes/disciplinas olímpicas: futebol

    Esportes/disciplinas paralímpicas: -

    Uso atual: estádio de futebol

    Uso pós-Jogos: estádio de futebol e grandes eventos

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos): 78.600

     

  • Maracanã

    Ginásio Maracanãzinho

    Voleibol

    Considerada a casa do voleibol brasileiro, a instalação fica localizada dentro do Núcleo do Maracanã, que inclui também o Estádio do Maracanã. Um grande projeto de reforma foi posto em prática para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, e agora o Núcleo do Maracanã será totalmente reformado para a Copa do Mundo da FIFA de 2014.

    Legado: O Maracanãzinho continuará a ser o principal palco do voleibol brasileiro após os Jogos Rio 2016™. Terá ainda as suas quadras de aquecimento reconstruídas, o que qualificará ainda mais a instalação, servindo como importante local de treinamento para várias equipes e seleções.

    Esportes/disciplinas olímpicas: voleibol

    Esportes/disciplinas paralímpicas: -

    Uso atual: arena multiesportiva

    Uso pós-Jogos: arena multiesportiva

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos): 11.800

  • Maracanã

    Parque Aquático Julio de Lamare

    Polo Aquático

    O Parque Aquático Julio de Lamare fica localizado dentro do Núcleo do Maracanã, que inclui também o Estádio do Maracanã e o Maracanãzinho. Um grande projeto de reforma foi posto em prática para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, e agora o Núcleo do Maracanã será totalmente reformado para a Copa do Mundo da FIFA de 2014.

    Esportes/disciplinas olímpicas: polo aquático

    Esportes/disciplinas paralímpicas: -

    Uso atual: desportos aquáticos

    Uso pós-Jogos: desportos aquáticos

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos): TBD

  • PARQUE OLÍMPICO

    Arena Olímpica do Rio

    Ginástica Artística Ginástica Rítmica Ginástica de Trampolim Basquetebol em Cadeira de Rodas

    Concluída para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, a Arena foi projetada para a ginástica artística. Está localizada dentro do Núcleo do Parque Olímpico do Rio e a apenas cinco minutos da Vila Olímpica e Paralímpica.

    Legado: A Arena Olímpica do Rio é propriedade da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. A instalação, que se firmou como a maior arena da cidade, vem sendo utilizada regularmente para grandes eventos esportivos e culturais e shows. Após os Jogos, a Arena Olímpica do Rio continuará a ser extremamente importante, ajudando o Rio de Janeiro a atrair e sediar grandes eventos.

    Esportes/disciplinas olímpicas: ginástica artística, rítmica e trampolim

    Esportes/disciplinas paralímpicas: basquete em cadeira de rodas

    Uso atual: arena multiesportiva, shows e eventos culturais

    Uso pós-Jogos: arena multiesportiva, shows e eventos culturais e Centro Olímpico de Treinamento (COT)

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos): 12.000

  • PARQUE OLÍMPICO

    Centro Aquático Maria Lenk

    Nado Sincronizado Saltos Ornamentais

    O Centro Aquático Maria Lenk foi construído para os Jogos Pan-americanos Rio 2007. A área de competição foi projetada de acordo com os requisitos da FINA (Federação Internacional de Natação) para grandes competições internacionais e precisará de modificações mínimas para os Jogos Rio 2016™.

    Legado: O Maria Lenk é de propriedade da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e atualmente é administrado pelo Comitê Olímpico Brasileiro. A instalação será totalmente integrada ao Centro Olímpico de Treinamento (COT), funcionando como um centro de excelência em todos os desportos aquáticos, além de ser utilizado para competições regionais e internacionais.

    Esportes/disciplinas olímpicas: desportos aquáticos (saltos ornamentais e nado sincronizado)

    Esportes/disciplinas paralímpicas: -

    Uso atual: arena multiesportiva

    Uso pós-Jogos: arena multiesportiva

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 5.300
     

     

  • PARQUE OLÍMPICO

    Centro Olímpico de Tênis

    Tênis Futebol de 5 Tênis em Cadeira de Rodas

    O Centro Olímpico de Tênis será parte do Centro Olímpico de Treinamento (COT), um dos principais legados do Rio 2016™. Para os Jogos Olímpicos, um total de 16 quadras serão construídas numa área de 9 hectares. Facilidades e arquibancadas temporárias serão utilizadas como apoio à infraestrutura permanente para atender aos requisitos dos Jogos. O Centro Olímpico de Tênis está localizado dentro do Núcleo do Parque Olímpico do Rio e muito próximo à Vila Olímpica e Paralímpica, IBC/MPC e de outras instalações importantes.

    Legado: Após a conclusão dos Jogos, nove quadras serão mantidas como parte do COT, deixando um sólido legado para o esporte, além de oferecer ao Brasil uma instalação de competição para a realização de grandes eventos de tênis.

    Esportes/disciplinas olímpicas: tênis

    Esportes/disciplinas paralímpicas: tênis em cadeira de rodas

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento

    Capacidade bruta de assentos (jogos olímpicos e paralímpicos): 10.000 (quadra central);  5.000 (quadra 1); 3.000 (quadra 2); 250 (quadras)

  • PARQUE OLÍMPICO

    Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos

    Natação Polo Aquático Natação

    Com capacidade para 18 mil pessoas, o Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos vai receber as competições de natação Olímpica e Paralímpica, além da fase final do polo aquático. Localizada no coração do Parque Olímpico da Barra, a instalação, que será temporária, ficará a dez minutos da Vila Olímpica e Paralímpica.
     
     
     

  • PARQUE OLÍMPICO

    Hall Olímpico 1

    Basquetebol Basquetebol em Cadeira de Rodas Rugby em Cadeira de Rodas

    O Hall Olímpico 1 será construído para o Rio 2016™ no Núcleo do Parque Olímpico do Rio. Está localizado a cinco minutos da Vila Olímpica e Paralímpica, podendo ser alcançada a pé do IBC/MPC. A instalação terá capacidade para 16.000 espectadores, com 5.000 assentos permanentes e 11.000 temporários.

    Legado: O Hall 1 será usado para treinamento de 12 esportes olímpicos após a conclusão dos Jogos e será totalmente integrada ao Centro Olímpico de Treinamento (COT), incluindo instalações permanentes multiuso com áreas para atletas e técnicos. A instalação de 5.000 assentos permanentes no Hall 1 irá dotar o COT de infraestrutura para competições locais e regionais.

    Esportes/disciplinas olímpicas: basquetebol

    Esportes/disciplinas paralímpicas: basquetebol em cadeira de rodas e rugby em cadeira de rodas

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento (COT)

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 16.000

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 16.000

  • PARQUE OLÍMPICO

    Hall Olímpico 2

    Judô Luta Olímpica Bocha Judô

    O Hall Olímpico 2 será construído para o Rio 2016™ no Núcleo do Parque Olímpico do Rio. Está localizado a cinco minutos da Vila Olímpica e Paralímpica, podendo ser alcançada a pé do IBC/MPC.

    Legado: O Hall 2 será usado para treinamento de 12 esportes olímpicos após a conclusão dos Jogos e será totalmente integrado ao Centro Olímpico de Treinamento (COT). O judô terá instalações de treinamento permanentes dentro do Hall 2, incluindo vestiários exclusivos para atletas e áreas para técnicos, garantindo um sólido legado para o judô brasileiro.

    Esportes/disciplinas olímpicas: judô e luta olímpica

    Esportes/disciplinas paralímpicas: judô e bocha

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento (COT)

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 10.000

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 10.000
     

  • PARQUE OLÍMPICO

    Hall Olímpico 3

    Esgrima Taekwondo Voleibol Sentado

    O Hall Olímpico 3 será construído para o Rio 2016™ no Núcleo do Parque Olímpico do Rio. Está localizado a cinco minutos da Vila Olímpica e Paralímpica, podendo ser alcançada a pé do IBC/MPC.

    Legado: O Hall 3 será usado para treinamento de 12 esportes olímpicos após a conclusão dos Jogos e será totalmente integrado ao Centro Olímpico de Treinamento (COT). As lutas terão instalações permanentes de treinamento dentro do Hall 3, incluindo vestiários exclusivos para atletas, áreas para técnicos e seis tapetes permanentes de treinamento, garantindo um sólido legado para as lutas no Brasil.

    Esportes/disciplinas olímpicos: taekwondo e esgrima

    Esportes/disciplinas paralímpicos: voleibol sentado

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento (COT)

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos): 10.000

  • PARQUE OLÍMPICO

    Hall Olímpico 4

    Handebol Goalball

    O Hall Olímpico 4 será construído para o Rio 2016™ e será totalmente temporário. Está localizado no Núcleo do Parque Olímpico do Rio e a cinco minutos da Vila Olímpica e Paralímpica, podendo ser alcançada a pé do IBC/MPC. Facilidades permanentes para atletas e oficiais técnicos serão acrescidas de áreas temporárias de apoio e de áreas para espectadores.

    Esportes/disciplinas olímpicas: handebol

    Esportes/disciplinas paralímpicas: goalball

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: -

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 12.000

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 7.000
     

  • PARQUE OLÍMPICO

    Velódromo Olímpico do Rio

    Ciclismo de Pista Paraciclismo de Pista

    Está localizado dentro do Núcleo do Parque Olímpico do Rio, próximo ao IBC/MPC e a menos de dez minutos da Vila Olímpica e Paralímpica.

    Legado: A instalação ficará totalmente integrada ao Centro Olímpico de Treinamento (COT), um dos principais legados do Rio 2016™. O Velódromo Olímpico do Rio deixará um legado duradouro para o ciclismo no Brasil.

    Esportes/disciplinas olímpicas: ciclismo (Pista)

    Esportes/disciplinas paralímpicas: ciclismo (Pista)

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: arena multiesportiva

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos): 5.800

  • Parque Radical do Rio

    Centro Olímpico de BMX

    Ciclismo BMX

    O Centro Olímpico de BMX será construído para o Rio 2016™ e ficará localizado dentro do Parque Radical. Uma pista permanente de BMX será construída, com o percurso entre 300 e 400m. As áreas de apoio serão temporárias.

    Legado: A instalação de BMX será mantida após a conclusão dos Jogos Rio 2016™ como legado para o treinamento esportivo de alto rendimento e também para o lazer.

    Esportes/disciplinas olímpicas: ciclismo (BMX)

    Esportes/disciplinas paralímpicas: -

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento e uso recreativo para a população.

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 7.500

  • Parque Radical do Rio

    Estádio Olímpico de Canoagem Slalom

    Canoagem Slalom

    O Estádio Olímpico de Canoagem Slalom será construído para o Rio 2016 e ficará localizado no Parque Radical. Um percurso permanente, com dimensões entre 250 e 400m será construído, com novas áreas de apoio permanentes e temporárias.

    Legado: O Estádio será mantido após a conclusão dos Jogos Rio 2016 como legado para o treinamento esportivo de alto rendimento e também para lazer.

    Esportes/disciplinas olímpicas: canoagem (slalom)

    Esportes/disciplinas paralímpicas: -

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento e uso recreativo para a população.

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 8.000

  • Parque Radical do Rio

    Parque Olímpico de Mountain Bike

    Ciclismo Mountain Bike

    O Parque Olímpico de Mountain Bike ficará localizado dentro do Parque Radical. Será construído um percurso com cerca de 6.000m altamente técnico e diversificado, com diferenças significativas de altura e feito com segmentos que permitirão aos competidores passar pela plateia mais de uma vez durante a prova.  A instalação contígua será inteiramente temporária.

    Legado: O percurso de treinamento permanente construído dentro do Parque Radical será mantido após a conclusão dos Jogos Rio 2016, como legado para o treinamento esportivo de alto rendimento e também para o lazer.

    Esportes/disciplinas olímpicas: ciclismo (mountain bike)

    Esportes/disciplinas paralímpicas: -

    Uso atual: -

    Uso pós-Jogos: Centro Olímpico de Treinamento e uso recreativo para a população

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 5.000 + 20.000 em pé

  • Riocentro

    Pavilhão 2

    Levantamento de Peso Halterofilismo

    O Riocentro – Pavilhão 2 será a instalação do levantamento de peso e do halterofilismo. Com capacidade para 6.500 espectadores e área total de 13.000 m², o Pavilhão 2 também irá acomodar todas as instalações de treinamento do boxe em uma área separada e exclusiva. O Riocentro fica ao lado da Vila Olímpica e Paralímpica, tão perto que dá para ir a pé. Além disso, fica localizado a apenas cinco minutos do Núcleo do Parque Olímpico do Rio e do IBC/MPC.

    Legado: O Riocentro continuará sendo o principal centro de exposições e convenções da cidade, e as melhorias já programadas serão aceleradas devido à realização dos Jogos, trazendo um benefício imediato por sua viabilidade e sustentabilidade. O levantamento de peso e o halterofilismo terão áreas de treinamento permanentes no Centro Olímpico de Treinamento, localizado ao lado do Riocentro, garantindo o legado para a modalidade no Brasil.

    Esportes/disciplinas olímpicas: levantamento de peso

    Esportes/disciplinas paralímpicas: halterofilismo

    Uso atual: centro de exposições

    Uso pós-Jogos: centro de exposições

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 6.500

  • Riocentro

    Pavilhão 3

    Tênis de Mesa Tênis de Mesa

    No Riocentro – Pavilhão 3 será implantado um conceito pioneiro através de uma quadra central com capacidade para 5.000 pessoas, proporcionando uma atmosfera única para atletas e espectadores. Com área total de 25.000m², o Pavilhão 3 também abrigará toda a área de treinamento do tênis de mesa.

    Legado: O Riocentro continuará sendo o principal centro de exposições e convenções da cidade, e as melhorias já programadas serão aceleradas devido à realização dos Jogos, trazendo um benefício imediato por sua viabilidade e sustentabilidade. O tênis de mesa terá áreas de treinamento permanentes no Centro Olímpico de Treinamento, localizado ao lado do Riocentro, garantindo o legado para a modalidade no Brasil.

    Esportes/disciplinas olímpicas: tênis de mesa

    Esportes/disciplinas paralímpicos: tênis de mesa

    Uso atual: centro de exposições

    Uso pós-Jogos: centro de exposições

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos e Paralímpicos): 4.200 (quadra central) e 3.200 (preliminares)

  • Riocentro

    Pavilhão 4

    Badminton

    O Riocentro – Pavilhão 4 tem um pé direito de 12m e um moderno sistema de ar condicionado de baixa velocidade, proporcionando as melhores condições para a prática do badminton. Com área total de 25.000m², essa instalação também irá acomodar todas as áreas de treinamento do badminton. O Riocentro fica localizado ao lado da Vila Olímpica e Paralímpica e a apenas cinco minutos do Núcleo do Parque Olímpico do Rio e do IBC/MPC.

    Legado: O Riocentro continuará sendo o principal centro de exposições e convenções da cidade, e as melhorias já programadas serão aceleradas devido à realização dos Jogos, deixando um benefício imediato por sua viabilidade e sustentabilidade. O badminton terá áreas de treinamento permanentes no Centro Olímpico de Treinamento, localizado ao lado do Riocentro, garantindo o legado para a modalidade no Brasil.

    Esportes/disciplinas olímpicas: badminton

    Esportes/disciplinas paralímpicos: -

    Uso atual: centro de exposições

    Uso pós-Jogos: centro de exposições

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 6.500

  • Riocentro

    Pavilhão 6

    Boxe

    Um estádio temporário construído especificamente para os Jogos Rio 2016, com capacidade para 9.000 espectadores e área total de 14.000m², o Pavilhão 6 também irá acomodar todas as instalações de treinamento do boxe. O Riocentro fica localizado ao lado da Vila Olímpica e Paralímpica e a apenas cinco minutos do Núcleo do Parque Olímpico do Rio e do IBC/MPC.

    Legado: O Riocentro continuará sendo o principal centro de exposições e convenções da cidade, e as suas melhorias já programadas serão aceleradas devido à realização dos Jogos, trazendo um benefício imediato por sua viabilidade e sustentabilidade. O boxe terá áreas de treinamento permanentes no Centro Olímpico de Treinamento, localizado ao lado do Riocentro, garantindo o legado para essas modalidades no Brasil.

    Esportes/disciplinas olímpicas: boxe

    Esportes/disciplinas paralímpicas: -

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 9.000

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Paralímpicos): 9.000

  • Legend
  • Olympic sport
  • Paralympic sport
  • Instalação Existente
  • New venue
  • Temporary venue

Conheça a região

Barra

A Barra da Tijuca será o coração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™. Situada na Zona Oeste da cidade, a região cresce em ritmo intenso e será um belíssimo palco para as competições. Cercado por lagoas, montanhas e parques, o bairro receberá atletas, espectadores e todos os clientes dos Jogos cercado por sua natureza exuberante.

A Vila Olímpica e Paralímpica, o Parque Olímpico do Rio, o Riocentro, o IBC/MPC e a Vila de Mídia da Barra estão todos localizados na Região Barra.

A Região da Barra acomodará 15 instalações onde serão realizadas competições de 15 esportes olímpicos: Boxe, Tênis de Mesa, Badminton, Levantamento de Peso, Ginástica (Artística, Rítmica e Trampolim), Ciclismo (Pista), Desportos Aquáticos (Saltos Ornamentais, Polo Aquático, Natação e Nado Sincronizado), Basquete, Judô, Taekwondo, Luta (Livre e Greco-Romana), Handebol, Esgrima, Golfe e Tênis. Nos Jogos Paralímpicos, acomodará 12 esportes: Basquete em Cadeira de Rodas, Rugby em Cadeira de Rodas, Judô, Bocha, Vôleibol sentado, Goalball, Tênis em Cadeira de Rodas, Futeibol de 5, Ciclismo (Pista), Natação, Tênis de Mesa e Halterofilismo.

Legado

A Barra vai se beneficiar significativamente dos Jogos, com novas instalações de competição e treinamento, melhorias na estrutura de transporte e construção de centros comerciais, residenciais e de entretenimento. Além disso, parques e redes fluviais receberão programas de recuperação. Estas são as prioridades governamentais para a Região.

O legado mais significativo para o esporte brasileiro na Região da Barra é o Centro Olímpico de Treinamento (COT), com seu programa e suas instalações concentrados próximo à Vila Olímpica e Paralímpica. Após os Jogos, o COT oferecerá 40.000m2 para treinamentos de 12 esportes olímpicos, além de um Laboratório de Pesquisas nas áreas de Nutrição, Fisioterapia, Medicina Esportiva e Clínica, inédito na América do Sul. O Campo de Golfe será outro legado importante dos Jogos Rio 2016™ para a Região da Barra. Após as competições, a instalação será pública, o que incentivará a população local a praticar o esporte.
 

  • Legend
  • Olympic sport
  • Paralympic sport
  • Instalação Existente
  • New venue
  • Temporary venue

Conheça a região

Copacabana

Copacabana é um dos bairros mais famosos da cidade. Localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, possui uma linda praia em formato de meia-lua que se estende por quatro quilômetros e é um dos principais cartões-postais da cidade. Aos domingos, a Avenida Atlântica – avenida da orla – tem as pistas fechadas aos carros, para que cariocas e visitantes aproveitem o agradável ambiente à beira-mar. Famílias e pessoas de todas as idades podem praticar esportes, tomar banho de mar ou apenas se divertir: esse é o espírito de Copacabana.

Com praias mundialmente famosas, belas montanhas e pontos turísticos como o Pão de Açúcar e o Corcovado, a Região Copacabana será o local perfeito para as competições de rua. Com cerca de dois milhões de habitantes, a região irá garantir aos eventos por lá realizados a mais autêntica vibração e energia cariocas. A celebração do Ano Novo em Copacabana com sua monumental queima de fogos é conhecida mundialmente.

As competições na Região incluem o núcleo do Parque do Flamengo, da Lagoa Rodrigo de Freitas e a Marina da Glória, na Baía da Guanabara. Nelas, serão disputadas, nos Jogos Olímpicos, as competições de Atletismo (Marcha Atlética), Ciclismo (Estrada), Desportos Aquáticos (Maratona Aquática), Triatlo, Vela, Vôlei de Praia, Remo e Canoagem (Velocidade). Nos Jogos Paralímpicos, Remo, Vela, Atletismo (Maratona), Ciclismo (Estrada), Paracanoagem e Paratriatlo.

Legado

A recuperação e proteção do patrimônio ambiental único da região, incluindo as baías e canais, são prioridade para a cidade. A Lagoa Rodrigo de Freitas será completamente renovada e haverá aumento do índice de qualidade da água da praia. Na Marina da Glória, o bloco administrativo com balcão de exposições no espaço permanente para grandes eventos náuticos será reformado e as fontes poluidoras da água combatidas.
 

  • Legend
  • Olympic sport
  • Paralympic sport
  • Instalação Existente
  • New venue
  • Temporary venue

Conheça a região

Deodoro

Localizada na Zona Oeste do Rio, a Região de Deodoro é o local do maior quartel do Brasil e da maior concentração militar da América Latina, com 60.000 homens. As linhas de trem para o Centro da Cidade e outras regiões do subúrbio ligam a Região Olímpica ao Rio.

A construção de instalações nessa região para os Jogos Panamericanos Rio 2007 resultou na participação ativa dos jovens em diversas modalidades esportivas. Essa participação ficará ainda mais evidente com as novas instalações construídas para os Jogos Rio 2016™.

Cercada de espaços verdes, a bucólica região será palco de sete competições olímpicas (Hipismo, Ciclismo - Moutain Bike e BMX, Pentatlo Moderno, Tiro Esportivo, Canoagem - Slalom, Hóquei e Esgrima) e três paralímpicas (Tiro Esportivo, Hipismo e Esgrima em Cadeira de Rodas).

Legado

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 deixarão de legado para a Região de Deodoro uma nova infraestrutura de centros comerciais e de lazer, assim como o Parque Radical, instalação que receberá algumas competições. Investimentos substanciais em infraestrutura de transporte vão melhorar o acesso desta região a Barra e a outras regiões do Rio.

 

  • Legend
  • Olympic sport
  • Paralympic sport
  • Instalação Existente
  • New venue
  • Temporary venue

Conheça a região

Maracanã

A Região do Maracanã inclui dois dos pontos turísticos mais famosos do Rio, o Estádio do Maracanã e o Sambódromo, além do Estádio Olímpico João Havelange, construído para os Jogos Pan e Parapan-Americanos Rio 2007. O “Engenhão”, apelidado por estar no bairro do Engenho de Dentro, atualmente recebe os mais importantes jogos de futebol dos clubes cariocas.

A região é parte da Zona Norte e está localizada no coração do Rio de Janeiro, perto do Centro da Cidade. O complexo do Maracanã é ocupado diariamente por dezenas de pessoas que aproveitam o espaço para exercícios físicos, caminhadas e corridas.

O Estádio do Maracanã receberá as Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos, assim como algumas partidas de Futebol. O Ginásio do Maracanãzinho será o palco do Vôlei. O Atletismo (Maratona) e o Tiro com Arco terão lugar no Sambódromo. O Estádio João Havelange é a casa do Atletismo (campo e pista). A Região do Maracanã ainda sediará as competições de Tiro com Arco e Atletismo (campo e pista) nos Jogos Paralímpicos, bem como as Cerimônias de Abertura e Encerramento.

Legado

Além de alguns ícones da cidade do Rio de Janeiro, como o Estádio do Maracanã e o Sambódromo, a Região conta com o Porto do Rio, parte integrante de um dos principais projetos de revitalização da cidade. Esta área será prioritária para os Governos Federal e Municipal no que tange aos seus investimentos.
 

Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ