Mapa de esportes

Selecione o esporte que você deseja visualizar e conheça melhor o projeto dos Jogos

fechar anterior seguinte
  • Estádio Olímpico

    Atletismo Futebol Atletismo

    Palco das provas do atletismo Olímpico e Paralímpico, o Estádio Olímpico foi construído para os Jogos Pan-americanos Rio 2007 e terá sua capacidade temporariamente ampliada de 45.000 para 60.000 espectadores para os Jogos Rio 2016.

  • Arena da Juventude

    Basquetebol Pentatlo Moderno Esgrima em Cadeira de Rodas

    A Arena da Juventude abrigará as provas de esgrima do pentatlo moderno, além de algumas partidas do basquetebol Olímpico. Nos Jogos Paralímpicos, a instalação será palco da esgrima em cadeira de rodas.

  • Arena de Vôlei de Praia

    Vôlei de Praia

    Construída temporariamente em um dos cartões-postais do Rio, a Arena de Vôlei de Praia  será o palco perfeito para acomodar as competições desse esporte nos Jogos Olímpicos Rio 2016, em plena praia de Copacabana.

  • Campo Olímpico de Golfe

    Golfe

    O Campo Olímpico de Golfe, na região da Barra, está localizado a aproximadamente cinco quilômetros da Vila Olímpica e Paralímpica. Após os Jogos Rio 2016, será aberto ao público e funcionará também como um centro de aprendizagem de golfe, com o objetivo principal de promover o esporte no Brasil e na América do Sul. 

  • Centro Aquático de Deodoro

    Pentatlo Moderno

    O Centro Aquático de Deodoro será palco das provas de natação do pentatlo moderno. As outras provas do esporte acontecerão em mais duas instalações: na Arena da Juventude (esgrima) e no Estádio de Deodoro (hipismo e evento combinado).

  • Centro Olímpico de Hipismo

    Hipismo Adestramento Hipismo CCE Hipismo Saltos Hipismo

    O Centro Olímpico de Hipismo fica localizado no núcleo do Parque Olímpico de Deodoro, próximo ao Centro Olímpico de Tiro. Construído para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, o complexo tem área aproximada de 1.000.000,00m² e receberá as provas do hipismo Olímpico e Paralímpico.

  • Centro Olímpico de Hóquei

    Hóquei sobre Grama

    Sede do hóquei sobre grama nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, o Centro Olímpico de Hóquei sediará as partidas do esporte nos Jogos Olímpicos Rio 2016 . 

  • Centro Olímpico de Tiro

    Tiro Esportivo Tiro Esportivo

    Construído para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, o Centro Olímpico de Tiro precisará de poucas modificações para sediar as competições de tiro esportivo tanto nos Jogos Olímpicos como nos Paralímpicos em 2016. 

  • Estádio Mineirão

    Futebol

    Construído em 1965 e regularmente utilizado para grandes competições nacionais e internacionais de futebol, o Mineirão será totalmente reformado para atender aos requisitos técnicos da Copa do Mundo da FIFA de 2014. O estádio fica localizado em uma importante região da cidade, ladeado pela Lagoa da Pampulha e por famosos monumentos projetados por Oscar Niemeyer, constituindo um belo palco para competições olímpicas. A instalação fica também estrategicamente localizada nas proximidades dos principais hotéis de Belo Horizonte, além de ser facilmente acessível através das principais vias da cidade.

    Legado: A reforma do estádio será de extrema importância para a cidade, uma vez que ele funciona como sede de dois dos principais clubes de futebol mineiros e ainda recebe a seleção brasileira em grandes jogos e torneios internacionais. As intervenções estão também intimamente ligadas à restauração da região da Pampulha, com monumentos históricos importantes.

    Esportes/disciplinas olímpicas: futebol

    Esportes/disciplinas paralímpicas: -

    Uso atual: estádio de futebol

    Uso pós-Jogos: estádio de futebol

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 74.000

     

  • Estádio Nacional de Brasília

    Futebol

    O Estádio Nacional de Brasília fica localizado a aproximadamente uma hora e meia de voo do Rio de Janeiro. A cidade está listada como patrimônio da humanidade e apresenta mais de 100 prédios projetados por Oscar Niemeyer. Originalmente construído em 1974, o estádio será totalmente reformado para atender aos requisitos técnicos da Copa do Mundo da FIFA de 2014, se transformando em uma excelente instalação para o futebol Olímpico.

    Legado: O estádio é regularmente utilizado para competições nacionais e internacionais de futebol, shows e outros grandes eventos. As reformas no estádio, a serem concluídas para a Copa do Mundo da FIFA de 2014, serão importantes para qualificar ainda mais um dos principais estádios brasileiros, além de permitir que os moradores da Capital Federal compartilhem o espírito Olímpico em 2016.

    Esportes/disciplinas olímpicos: futebol

    Esportes/disciplinas paralímpicos: -

    Uso atual: estádio de futebol

    Uso pós-Jogos: estádio de futebol

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 76.000

  • Estádio da Fonte Nova

    Futebol

    O Estádio da Fonte Nova, em Salvador, fica a duas horas e meia de voo do Rio de Janeiro. Antiga capital do Brasil, a cidade é reconhecidamente rica em cultura e história e um importante destino turístico internacional. Originalmente construído em 1951, o estádio será totalmente reformado para a Copa do Mundo da FIFA de 2014.

    Legado: Após a reforma para a Copa do Mundo da FIFA de 2014, o Estádio da Fonte Nova irá se transformar no principal estádio da região nordeste. Dois dos mais tradicionais clubes brasileiros, Bahia e Vitória, irão se beneficiar das novas instalações. O nordeste, que sedia um grande número de eventos culturais, também irá se beneficiar das melhorias nessa instalação.

    Esportes/disciplinas olímpicos: futebol

    Esportes/disciplinas paralímpicos: -

    Uso atual: estádio de futebol

    Uso pós-Jogos: estádio de futebol

    Capacidade bruta de assentos (Jogos Olímpicos): 60.000

  • Estádio da Lagoa

    Canoagem Velocidade Remo Canoagem Remo

    A Lagoa Rodrigo de Freitas está localizada no coração da cidade, cercada por belas montanhas, pela Floresta da Tijuca e pela estátua do Cristo Redentor. Nos Jogos Rio 2016, o Estádio da Lagoa será o palco perfeito para os atletas Olímpicos e Paralímpicos do remo, da canoagem velocidade e da paracanoagem.

  • Estádio de Deodoro

    Pentatlo Moderno Rugby Futebol de 7

    O Estádio de Deodoro será palco das partidas Olímpicas do rugby e de duas das cinco provas do pentatlo moderno: o hipismo e o evento combinado. O estádio está ao lado da Arena da Juventude e do Centro Aquático, proximidade que permite a atletas e espectadores acompanhar de perto e com facilidade todas as cinco etapas do esporte. Nos Jogos Paralímpicos, a instalação receberá ainda as partidas do futebol de 7.

  • Estádio de São Paulo

    Futebol

  • Forte de Copacabana

    Ciclismo de Estrada Maratonas Aquáticas Triatlo Atletismo Triatlo

    Nos Jogos Rio 2016, o encontro do Forte de Copacabana com o mar de Copacabana marcará o ponto de partida para os atletas das maratonas aquáticas, do ciclismo de estrada, do triatlo e do paratriatlo. No triatlo Olímpico, o trecho do ciclismo irá até a Lagoa, passando pelo Cantagalo, para depois retornar ao Forte. A prova do ciclismo de estrada Olímpico é ainda mais extensa: o circuito passa pelo Recreio e chega até a Prainha antes de retornar à praia de Copacabana. Ao longo da orla, milhares de espectadores vão garantir uma atmosfera de grande vibração para as competições.

  • Live Sites

    Fazer do Rio 2016 um evento sem fronteiras, levar a experiência olímpica para todos os povos, especialmente para jovens do Brasil e do mundo, é a proposta dos Live Sites – grandes espaços em áreas públicas, em diversas cidades, utilizados para promover a festa do esporte através da exibição de filmes, realização de eventos e atividades para todas as idades.
    A ideia envolve 15 cidades, sendo pelo menos duas em cada continente. A associação de tecnologia de última geração na transmissão a atividades interativas faz do maior evento esportivo do planeta uma celebração global, ao vivo, onde você estiver.

  • Marina da Glória

    Vela Vela

    A Marina da Glória fica localizada próxima ao Parque do Flamengo, no centro da cidade, tendo como pano de fundo o Pão de Açúcar e o Corcovado. Nos Jogos Rio 2016, receberá as regatas Olímpicas e Paralímpicas de vela. 

  • Pontal

    Ciclismo de Estrada Ciclismo de Estrada

    Imortalizado na música "Do Leme Ao Pontal", na voz de Tim Maia, o Pontal é uma região à beira-mar, na Zona Oeste da cidade, e será o ponto de partida e chegada das provas de contrarrelógio do ciclismo Olímpico, da marcha atlética e do paraciclismo de estrada.

  • Sambódromo

    Atletismo Tiro com Arco Tiro com Arco

    Durante os Jogos Rio 2016, o Sambódromo do Rio, palco do famoso carnaval carioca, receberá a largada e a chegada da maratona Olímpica, além dos torneios de tiro com arco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

  • Maracanã

    Centro Aquático Julio de Lamare

    Polo Aquático

    Localizado dentro do Complexo do Maracanã, que inclui também o Maracanã e o Maracanãzinho, o Centro Aquático Julio de Lamare receberá uma parte das competições do polo aquático nos Jogos Olímpicos Rio 2016. 

  • Maracanã

    Maracanã

    Futebol

    Um dos grandes ícones da cidade, o Maracanã tem capacidade para 78.600 espectadores e será o palco das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, além de sediar as partidas decisivas do torneio Olímpico de futebol.

  • Maracanã

    Maracanãzinho

    Voleibol

    Palco tradicional do voleibol brasileiro, o Maracanãzinho receberá a disputa Olímpica do esporte em 2016. O ginásio, que foi renovado para os Jogos Panamericanos 2007, está localizado dentro do Complexo do Maracanã, que inclui outras duas instalações dos Jogos Rio 2016: o Maracanã e o Centro Aquático Julio de Lamare. 

  • PARQUE OLÍMPICO DA BARRA

    Arena Carioca 1

    Basquetebol Basquetebol em Cadeira de Rodas Rugby em Cadeira de Rodas

    A Arena Carioca 1 está localizada no Parque Olímpico da Barra para receber as competições de basquetebol dos Jogos Olímpicos, além das disputas Paralímpicas de basquetebol em cadeira de rodas e rugby em cadeira de rodas. Após os Jogos, será parte do Centro Olímpico de Treinamento. 

     

  • PARQUE OLÍMPICO DA BARRA

    Arena Carioca 2

    Judô Luta Estilo Livre Luta Greco-Romana Bocha

    Construída para os Jogos Rio 2016 no núcleo do Parque Olímpico da Barra, a Arena Carioca 2 será a sede das disputas Olímpicas do judô e das lutas greco-romana e estilo livre, além das competições da bocha nos Jogos Paralímpicos. Após os Jogos, será parte do Centro Olímpico de Treinamento.

  • PARQUE OLÍMPICO DA BARRA

    Arena Carioca 3

    Esgrima Taekwondo Judô

    A Arena Carioca 3, no núcleo do Parque Olímpico, vai sediar as competições Olímpicas de taekwondo e esgrima, além das disputas do judô Paralímpico. Após os Jogos, será parte do Centro Olímpico de Treinamento.

  • PARQUE OLÍMPICO DA BARRA

    Arena do Futuro

    Handebol Goalball

    Instalação temporária, a Arena do Futuro está localizada no núcleo do Parque Olímpico da Barra e será palco das competições de handebol nos Jogos Olímpicos e das partidas do goalball nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Após os Jogos, será desmontada e formará quatro novas escolas públicas municipais.

  • PARQUE OLÍMPICO DA BARRA

    Arena Olímpica do Rio

    Ginástica Artística Ginástica Rítmica Ginástica de Trampolim Basquetebol em Cadeira de Rodas

    Concluída para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, a Arena Olímpica do Rio será o palco das três disciplinas Olímpicas da ginástica: artística, rítmica e trampolim. Nos Jogos Paralímpicos, sediará as partidas do basquetebol em cadeira de rodas. 

  • PARQUE OLÍMPICO DA BARRA

    Centro Aquático Maria Lenk

    Nado Sincronizado Saltos Ornamentais

    O Centro Aquático Maria Lenk foi construído para os Jogos Pan-americanos Rio 2007 e será sede dos saltos ornamentais e do nado sincronizado nos Jogos Rio 2016. Após os Jogos, fará parte do Centro Olímpico de Treinamento.

  • PARQUE OLÍMPICO DA BARRA

    Centro Olímpico de Tênis

    Tênis Futebol de 5 Tênis em Cadeira de Rodas

    Um total de 16 quadras compõe o Centro Olímpico de Tênis. A instalação será palco do tênis nos Jogos Olímpicos e das competições de tênis em cadeira de rodas e de futebol de 5 nos Jogos Paralímpicos. Após a conclusão dos Jogos Rio 2016, fará parte do Centro Olímpico de Treinamento, deixando um sólido legado para o tênis, além de oferecer ao Brasil uma instalação para a realização de grandes eventos do esporte. 

  • PARQUE OLÍMPICO DA BARRA

    Estádio Aquático Olímpico

    Natação Polo Aquático Natação

    Instalação temporária, o Estádio Aquático Olímpico vai receber as competições de natação Olímpica e Paralímpica, além da fase final do polo aquático nos Jogos Olímpicos. 

  • PARQUE OLÍMPICO DA BARRA

    Velódromo Olímpico do Rio

    Ciclismo de Pista Ciclismo de Pista

    O Velódromo Olímpico do Rio será sede das provas de ciclismo de pista durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Após os Jogos, será parte do Centro Olímpico de Treinamento (COT). 

  • Parque Radical do Rio

    Centro de Mountain Bike

    Ciclismo Mountain Bike

    O Centro de Mountain Bike está localizado no Parque Olímpico de Deodoro, em uma área conhecida como Parque Radical. Com 4.800 metros de extensão, o percurso conta com várias alternâncias entre subidas e descidas, em um circuito que permitirá aos competidores passar pela plateia mais de uma vez durante a prova.

  • Parque Radical do Rio

    Centro Olímpico de BMX

    Ciclismo BMX

    Localizado no Parque Radical, no Centro Olímpico de Deodoro, o Centro Olímpico de BMX será a sede das competições desta modalidade do ciclismo, com uma pista permanente que tem mais de 350m de extensão. 

  • Parque Radical do Rio

    Estádio de Canoagem Slalom

    Canoagem Slalom

    Localizado no Parque Olímpico de Deodoro, em uma área conhecida como Parque Radical, o Estádio de Canoagem Slalom tem um percurso permanente, com 250m de corredeiras, que receberá as competições Olímpicas do esporte.

  • Riocentro

    Pavilhão 2

    Levantamento de Peso Halterofilismo

    Com área total de 11.500 m², o Pavilhão 2 do Riocentro será o palco das disputas do levantamento de peso nos Jogos Olímpicos e do halterofilismo durante os Jogos Paralímpicos. 

  • Riocentro

    Pavilhão 3

    Tênis de Mesa Tênis de Mesa

    O Pavilhão 3 do Riocentro será a sede das competições de tênis de mesa e contará com quatro mesas para disputas Olímpicas e oito para os Jogos Paralímpicos. 

  • Riocentro

    Pavilhão 4

    Badminton

    O Pavilhão 4 do Riocentro tem um pé direito de 12m e área total de 23.000 m² – condições que o proporciona a receber as competições do badminton dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

  • Riocentro

    Pavilhão 6

    Boxe Voleibol Sentado

    Instalação temporária com área de 13.000 m², o Pavilhão 6 do Riocentro é o palco escolhido para sediar as disputas eletrizantes do boxe Olímpico e do voleibol sentado Paralímpico.