Notícias

17/06/2014

Rio 2016 promove maratona de valores em escolas municipais do Rio de Janeiro

De hortas a receitas de culinária, alunos e professores da rede pública usam a imaginação para participar do desafio "Jogo Limpo"

Enviar para um amigo

Iniciativa da área de Educação do Comitê tem o objetivo de promover os valores Olímpicos e Paralímpicos nas escolas (Foto: Rio 2016/Alexandre Loureiro)

O Comitê Rio 2016 está promovendo uma verdadeira maratona em 52 escolas municipais do Rio. Mais do que um incentivo à prática esportiva, a Maratona de Valores Rio 2016 tem como objetivo promover os ideais Olímpicos – excelência, respeito, amizade - e Paralímpicos – coragem, determinação, inspiração, igualdade - entre alunos e professores da rede pública de ensino. Com desafios temáticos que devem ser realizados ao longo do ano letivo, os estudantes têm a missão de mobilizar e integrar a comunidade escolar por meio de três atividades: "Jogo Limpo", "Escola Solidária" e "Mascotes". 

No primeiro desafio, o foco é o  "Jogo Limpo", que na  filosofia esportiva corresponde a uma atitude ética e justa por parte dos atletas e de todos os envolvidos na competição. Alunos e professores estão desenvolvendo iniciativas que representem este conceito, não só no esporte, mas também no meio ambiente e na relação com os outros.

Estudante mostra o "mapa do jogo limpo" na Escola Municipal André Urani  (Foto: Rio 2016)

 

Na Escola Municipal Guimarães Rosa, os estudantes criaram uma horta suspensa com garrafas pet, reformaram a quadra esportiva com a ajuda dos pais e amigos da comunidade e conscientizaramos colegas sobre o respeito aos adversários na prática do rugby. Na Escola Municipal Ruben Berta, os alunos reaproveitaram pneus para plantar, pintar e criar os aros Olímpicos. No quesito “esportes”, eles participaram da organização de um torneio no qual foram árbitros e fizeram as tabelas.

Já na Escola Municipal Mário Casassanta, uma das ações realizadas envolveu uma aula de matemática e culinária, que abordava o reaproveitamento de materiais que seriam descartados, como casca de banana, ao mesmo tempo que ensinava a calcular a proporção dos ingredientes utilizados. Em outra atividade, os alunos também realizaram um mutirão de limpeza na sala de informática e ainda criaram um novo espaço para leitura.

Horta criada por alunos da Escola Municipal Rubem Berta utilizou pneus que,  juntos, formaram os aros Olímpicos (Foto: Rio 2016)

 

O “Jogo Limpo” termina neste mês e, como forma de premiação, as três escolas mais votadas em um júri popular receberão convites para a Regata Internacional de Vela, primeiro-evento teste dos Jogos Rio 2016, além de acumular pontos para as próximas fases. Ao final do ano letivo, as três escolas mais bem posicionadas no ranking geral serão as vencedoras da Maratona de Valores de 2014. Acompanhe aqui esta e outras iniciativas da área de Educação do Comitê Rio 2016. 

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ