Notícias

27/02/2014

Palco do carnaval carioca, Sambódromo abre alas para o esporte nos Jogos Rio 2016

Local dos desfiles das escolas de samba receberá as provas de tiro com arco, além da largada e chegada da maratona

Enviar para um amigo

Anualmente, o Sambódromo do Rio recebe os desfiles das escolas de samba cariocas (Foto: Riotur)

É carnaval no Rio de Janeiro. Milhares de turistas chegam à cidade para participar da maior festa popular brasileira. Os holofotes se voltam para o Sambódromo, onde acontece o tradicional desfile das escolas de samba. Daqui a dois anos, no entanto, o enredo será outro. O samba dá lugar ao esporte, e o Sambódromo será palco de um espetáculo diferente, protagonizado pelos atletas da maratona e do tiro com arco nos Jogos Rio 2016. Reformada recentemente, a “Passarela do Samba”, como é chamada, será adaptada para receber as competições.

"Temos dois desafios neste projeto. O primeiro é transformar um equipamento público concebido para sediar desfiles de carros alegóricos em uma instalação esportiva. O segundo é fazer a transição do Sambódromo no 'modo tiro com arco' para o 'modo maratona' em questão de dias, quando teremos que desmontar algumas arquibancadas temporárias e adequar todo o campo de jogo”, explica Ariel Fertonani, arquiteto de Instalações do Comitê Rio 2016.

“Esses dois fatores, aliados ao fato da instalação ser em um local tão icônico na cidade, é que tornam esse projeto tão empolgante e único para nós", completa. 

Vistas do projeto do Sambódromo como instalação de competição da maratona (esquerda) e do tiro com arco (direita). (Foto: Rio 2016)

Repleto de história e tradição, o cartão-postal promete dar mais visibilidade ao tiro com arco, esporte ainda pouco popular no Brasil.

 “A Federação Internacional de Tiro com Arco (World Archery) ficou muito contente com a escolha do Sambódromo para receber as provas no Rio 2016. Eles procuravam um local que tivesse representatividade e contribuísse para chamar a atenção para o esporte. O Sambódromo, como é um ponto turístico muito conhecido no Rio e faz parte da tradição carioca, serviu muito bem a esse propósito”, conta Luiz Almeida, que integra a equipe responsável pelas competições de tiro com arco do Rio 2016.

A largada e a chegada da maratona também acontecerão no Sambódromo. Das arquibancadas, 30 mil espectadores acompanharão de perto as passadas rápidas dos atletas que percorrerão os 600 metros da “passarela do samba” rumo à linha de chegada.

“Durante o carnaval, é a festa do Brasil. No Rio 2016, vai ser a festa do mundo inteiro, e serão os atletas quem vão passar pela avenida representando o seu país por meio do esporte. Vai ser um momento único", diz a maratonista Adriana da Silva, única representante do Brasil na maratona feminina nos Jogos de Londres 2012.

Enquanto os Jogos Rio 2016 não chegam, o Sambódromo celebra a cultura brasileira em mais uma edição dos desfiles das escolas de samba, que acontecem de 28 de fevereiro e 03 de março. Para o Comitê, uma oportunidade de acompanhar os bastidores de operação do evento e observar questões como fluxo de pessoal, gestão de multidão, infraestrutura de serviços, segurança, transporte, acessibilidade e atendimento médico.

“Embora não seja um evento esportivo, o carnaval do Rio envolve um grande público e muitas operações são parecidas como as de qualquer grande evento. É importante nos colocar no lugar do espectador e avaliar cada passo que esta pessoa daria desde o momento da chegada até quando vai embora. Queremos observar se tem filas, locais para comprar comida e bebida, se os banheiros estão adequados ou se há muita espera”, explica Michele Heinen, especialista da área de Experiência do Espectador do Comitê.

Com milhares de pessoas chegando e saindo de diversos pontos da cidade, a logística de transporte também será um ponto crucial.

“Além do evento acontecer em uma futura instalação de competição, podemos encontrar diferentes clientes do evento que vão utilizar os aeroportos e o transporte público e precisarão de boa sinalização, acessibilidade e querem sentir seguros para voltarem com uma excelente experiência da viagem”, conta Murilo Monteiro, especialista da área de Transportes do Rio 2016.

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ