Notícias

20/05/2013

NO AR: Cidade Maravilhosa é cenário inspirador para cobertura televisiva dos Jogos Rio 2016™

Em visita ao Rio, presidente da OBS fala sobre a energia da cidade e dá início ao planejamento da transmissão dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Enviar para um amigo

(Foto: Rio 2016™)

Na programação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, os melhores momentos do esporte têm encontro marcado com espectadores de todo o mundo. Com pouco mais de três anos para dar a partida nos Jogos Rio 2016™, o planejamento da cobertura das competições já começou. Entre os dias 13 e 17 de maio, 27 funcionários da Olympic Broadcasting Services (OBS), incluindo o seu presidente, Yiannis Exarchos, estiveram no Rio de Janeiro para conhecer locais de competição e outros cenários inspiradores da cidade.

A OBS é a organização oficial do Comitê Olímpico Internacional (COI) responsável pela entrega das imagens e áudios dos Jogos às emissoras de rádio e televisão que possuem direitos de transmissão. Desde 2008, a OBS atua como emissora-anfitriã, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de cada cidade-sede de modo a garantir toda a infraestrutura e tecnologia necessárias para a cobertura dos Jogos.

“A nossa missão é dar às pessoas de todo o mundo os melhores assentos da competição. Queremos transmitir toda a emoção dos Jogos Olímpicos e fazer com que milhões de pessoas em todo o mundo participem desta grande e empolgante festa”, conta Exarchos.

E é isso que as equipes de Broadcast Integration do Comitê Rio 2016™ e da OBS pretendem fazer. Ao longo da semana, funcionários da OBS e Rio 2016™ estiveram em cada uma das regiões que receberão competições olímpicas – Barra, Deodoro, Copacabana e Maracanã. Divididos em cinco times, cada equipe contou com profissionais de diversas áreas, como produção, planejamento, engenharia, informação e telecomunicações, para observar questões como o aparato necessário para o melhor posicionamento das câmeras, iluminação e logística das instalações e seus arredores. Ou seja, todos os detalhes para não perder nenhum momento das melhores performances dos atletas na competição.

Depois de realizadas as pesquisas, os times se encontraram na sede do Comitê Rio 2016™, onde se reuniram com as diversas áreas funcionais envolvidas nas operações de broadcasting. “Temos integração com praticamente 90% das áreas funcionais do comitê, como transporte, acomodações, instalações, etc.”, conta o especialista em broadcasting do comitê, Mauricio Casé.

Para presidente da OBS, Yiannis Exarchos, Rio de Janeiro é fonte de inspiração (Foto: Rio 2016™)

O presidente da OBS afirmou que está satisfeito com o trabalho desenvolvido pelo Rio 2016™ e que pretende fazer outras visitas ao Rio à medida que o planejamento dos Jogos avance. “O Rio é uma cidade inspiradora. Acredito que temos uma grande oportunidade de fazer coisas surpreendentes, ambiciosas. Sobrevoei a cidade nesta quarta-feira (15) e as possibilidades que temos de trabalhar com este cenário são ilimitadas. É claro que um planejamento tão grandioso representa muito trabalho, mas tenho plena confiança que, junto ao Comitê Rio 2016™, vamos conseguir. Pelo que pude acompanhar nesta semana, temos tudo para fazer a melhor cobertura já feita”, comenta.

Exarchos ainda diz que o maior desafio da equipe é transmitir, pelas lentes da câmera, a energia e os ideais dos Jogos Olímpicos. “Estamos muito animados em trabalhar com o Rio de Janeiro. Trabalhando com cidades olímpicas, percebemos que muitos lugares têm certo apelo por sua magnitude, beleza ou história. O Rio tem tudo isso e mais. O que realmente fascina nesta cidade é a atmosfera que ela traz. É uma energia contagiante, e são as pessoas, os cariocas, que trazem essa vibração positiva. O nosso maior desafio é achar a melhor maneira de mostrar isso ao mundo, porque esta é a verdadeira magia dos Jogos. Se conseguirmos transmitir um pouco desta energia, com certeza vamos apresentar um grande show”, promete.

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ