Notícias

08/02/2013

Local de competição do Rio 2016™, Sambódromo recebe a maior festa popular brasileira

Carnaval carioca começa nesta sexta. Tiro com arco e maratona serão disputados no espaço acostumado a receber os maiores artistas do Brasil e do mundo

Enviar para um amigo

(Foto: Alexandre Macieira/Riotur)

Palco dos tradicionais desfiles das escolas de samba do carnaval carioca e de shows de artistas nacionais e internacionais, o Sambódromo volta a ferver a partir desta sexta-feira, com a maior festa popular brasileira. Primeira instalação esportiva dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ entregue ao público, o Sambódromo comemora um ano da reforma que ampliou a sua capacidade de 60 mil para 72.500 espectadores, concluindo assim o projeto inicial do arquiteto Oscar Niemeyer.

Em 2016, o local receberá as provas de tiro com arco, além da largada e chegada da maratona. Desacostumado a receber competições esportivas, o Sambódromo é um exemplo claro de como os Jogos estão integrados com a cidade. A possibilidade de realizar provas em um cenário mundialmente reconhecido foi elogiada por atletas e dirigentes.

“Recebemos oficialmente a visita da Federação Internacional de Tiro com Arco (WA) após os Jogos de Londres e esmiuçamos os detalhes do projeto. Dentro da concorrência dos esportes por atenção do público e da mídia, o tiro com arco será realizado em um local muito importante, que dá um destaque especial a um esporte que não é tão popular no Brasil”, afirmou o Coordenador de Competição de Tiro com Arco do Rio 2016™, Guilherme Marques. “É um ingrediente a mais, um chamariz, unir o tiro com arco a um ícone da cidade. Todos os detalhes contam. Será criado um ambiente especial”.

Os atletas brasileiros estão eufóricos com a possibilidade de se apresentar para dezenas de milhares de espectadores. “Visitamos o Sambódromo após a reabertura. Foi a primeira vez que pisei nesse lugar de muita história para o Rio. É realmente maravilhoso imaginar as pessoas torcendo pelos brasileiros. Estou muito motivado para representar o Brasil no Rio 2016™ e viver essa experiência incrível que seria atirar nesse palco”, disse o arqueiro Daniel Xavier, único representante brasileiro no esporte em Londres 2012 e primeiro atleta do país a passar os 1.300 pontos em uma prova internacional.

A opinião é parecida com a de Fátima Rocha, que disputou as últimas quatro edições dos Jogos Pan-americanos, de Winnipeg 1999 a Guadalajara 2011. “É um grande prazer falar do Sambódromo como lugar para o voo de nossas flechas. Uma escolha que empata em charme e identidade com as sedes do tiro com arco de Atenas 2004 (Panathinaiko Stadium) e de Londres 2012 (Lord’s Cricket Ground). Espero que o fácil acesso estimule a curiosidade e a presença do público”, opinou.

Além do carnaval carioca, o Sambódromo foi palco para alguns dos maiores artistas do mundo, como Rolling Stones, Eric Clapton, Bob Dylan, Supertramp, Robert Plant e Jimmy Page, Duran Duran, The Cure e Roger Waters, entre outros. Lulu Santos, Titãs, Paralamas do Sucesso, Ira, Barão Vermelho e Jorge Ben Jor são alguns dos ícones da música brasileira que se apresentaram no local.
 

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ