Notícias

25/07/2014

Hangout Rio 2016: participe de debate sobre sustentabilidade nas águas da Baía de Guanabara

Transmitido ao vivo pelo YouTube, bate-papo será realizado na próxima quarta-feira (30), às 19h30

Enviar para um amigo

O primeiro evento-teste dos Jogos Rio 2016 – a Regata Internacional de Vela – está prestes a começar. Para explicar a preparação da Baía de Guanabara para sediar o torneio, o Comitê Organizador vai promover mais uma edição do Hangout Rio 2016 - plataforma de videoconferência que permite transmissão online em tempo real -, com a participação da atleta Isabel Swan, do oceanógrafo David Zee, da gerente de Sustentabilidade do Rio 2016, Tania Braga, e do secretário de Estado da Casa Civil, Leonardo Espíndola.

O bate-papo acontecerá na próxima quarta-feira (30), às 19h30, e terá transmissão ao vivo pelo canal Rio 2016 no YouTube. O público poderá interagir com os convidados enviando perguntas por meio de comentários no próprio vídeo ou usando a hashtag #HangoutRio2016 nas demais redes sociais oficiais dos Jogos Rio 2016 - Facebook, Twitter e Google+.

“Estamos nos preparando para realizar o primeiro evento-teste dos Jogos Rio 2016. Garantir as melhores condições para a competição e para os atletas é nossa principal preocupação. A situação da Baía de Guanabara melhorou muito na última década e há uma série de iniciativas acontecendo para que dê um salto ainda maior até 2016. O que já foi feito? O que ainda precisa acontecer? Como estamos trabalhando para garantir a melhor estrutura para o evento? Esses são alguns dos assuntos que vamos abordar no bate-papo informal sobre as condições da Baía da Guanabara para receber a Regata Internacional de Vela", conta  Tania Braga.

Realizada entre os dias 2 e 9 de agosto, a Regata Internacional de Vela será o maior evento do esporte já realizado no país. A competição, que contemplará as 10 classes Olímpicas, reunirá 324 atletas de aproximadamente 34 países na Marina da Glória - palco oficial das competições daqui a 2 anos. 

Durante o torneio, as águas da Baía de Guanabara serão divididas em cinco raias, determinadas de acordo com a circulação de ventos e correntes marítimas na região. Para garantir as melhores condições da água na área de competição, diversas medidas já foram tomadas, incluindo a retirada de resíduos sólidos a partir da utilização de ecobarcos e ecobarreiras.

Conheça os convidados:

David Zee (moderador): Formado em oceanografia e com doutorado em geografia ambiental, tem forte atuação profissional e acadêmica em temas como estudos de impacto ambiental, poluição urbana, erosão costeira, balneabilidade, qualidade de vida e monitoramento ambiental.

Isabel Swan (atleta Olímpica):  Atleta da classe 470, Isabel é a dona da primeira medalha da vela feminina brasileira, ao conquistar o bronze nos Jogos Pequim 2008.

Leonardo Espíndola (Governo do RJ): Formado em direito, Leonardo assumiu a Secretaria de Estado da Casa Civil após 16 anos de carreira, com atuação na Secretaria de Estado de Energia, Indústria Naval e Petróleo e na Companhia Estadual de Águas e Esgotos.

Tânia Braga (Rio 2016): Formada em economia, com mestrado em ciência ambiental e doutorado em economia aplicada, é gerente-geral de Sustentabilidade, Acessibilidade e Legado do Comitê Rio 2016, onde ajuda a aplicar o “pensar sustentável” em todo o planejamento dos Jogos.

SERVIÇO:

Hangout Rio 2016 – “Sustentabilidade nas águas do Rio”

Data: 30/07/201

Horário: 19h30 (GMT -3:00)

Onde assistir: https://www.youtube.com/rio2016

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ