Notícias

06/05/2014

De Atenas 2004 a Sochi 2014: voluntários que participaram dos Jogos contam suas histórias

Vídeo mostra depoimentos sobre voluntariado no maior evento esportivo do planeta

Enviar para um amigo

Vídeo mostra depoimentos de voluntários de diferentes edições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos ao redor do mundo

Enquanto os Jogos de Inverno de Sochi 2014 rendiam grandes performances esportivas, um voluntário russo de 50 anos dava um show de simpatia e dedicação ao ajudar quem chegava na policlínica da Vila dos Atletas. Ele fazia um pouco de tudo: ajudava a preencher formulários, atuava como intérprete, dava direções e recepcionava as dezenas de pacientes que precisavam de cuidados médicos. O que poucos sabiam é que Vadim Pushkarev era, na verdade, um experiente médico anestesista, que escolheu aproveitar as férias do trabalho para se dedicar ao voluntariado no maior evento esportivo do mundo.

“O que mais me interessou foi a possibilidade de me comunicar com todos os tipos de pacientes e lá tínhamos atletas, técnicos, funcionários. Eu estava dividindo o espaço com pessoas de todas as idades, de 24 a 66 anos, e de diferentes nacionalidades, russos, venezuelanos, japoneses. Para mim, a qualidade mais importante do voluntário é o amor. Sem isso, não é possível ajudar as pessoas de maneira permanente”, conta o médico russo, que pretende ser voluntário nos Jogos Rio 2016 ao lado de sua família.

A história de Vadim é apenas uma dentre as milhares de pessoas que são tocadas pelo voluntariado a cada quatro anos. No vídeo abaixo, voluntários de diferentes edições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos contam as suas histórias:

 

Para a realização dos Jogos Rio 2016, cerca de 70 mil voluntários serão convocados. Para participar, basta ter 18 anos ou mais em maio de 2016, ensino fundamental completo e disponibilidade para o processo seletivo e atuação no período dos Jogos. As inscrições serão abertas no dia 28 de agosto de 2014. Fique por dentro de todas as novidades na página do Programa de Voluntários Rio 2016.

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ