Notícias

18/07/2014

Campeonato Mundial de Tiro Esportivo coloca em jogo 63 vagas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

Classificação será disputada por 265 atletas de 53 países na cidade de Suhl, na Alemanha

Enviar para um amigo

Campeão Paralímpico em Pequim, britânico Matt Skelhon disputará duas provas no Mundial (Foto: Getty Images/Dan Kitwood)

A partir deste sábado (19), 265 atletas do tiro esportivo começam a lutar pela classificação para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Na cidade de Suhl, na Alemanha, o campeonato mundial do esporte coloca em jogo 63 vagas para o evento. Os classificados vão se juntar às outras nove seleções - de  voleibol sentado e goalball - que já carimbaram seus passaportes.

As vagas do tiro esportivo - primeiro esporte individual a definir classificação para os Jogos Rio 2016 - serão destinadas aos Comitês Paralímpicos Nacionais dos atletas mais bem colocados. Estes vão decidir, junto com a Confederação Nacional do país, se vão utilizar a cota obtida e que atletas serão enviados para os Jogos.

Medalha de ouro em Atenas 2004, a finlandesa Minna Leinonen, de 32 anos, sonha com a quarta participação seguida nos Jogos Paralímpicos. Para garantir sua vaga já no Mundial, ela terá que chegar ao pódio de sua prova, a Carabina de Ar Deitado SH2 Misto – 10m.

“Meu objetivo é ganhar uma medalha. É um dos meus maiores sonhos e acredito nas minhas chances. Competir em um torneio de alto nível como o Campeonato Mundial significa muito para mim. É uma ótima oportunidade de comparar seu nível com o dos adversários, já que todos nós estamos nos preparando para o Rio 2016”, disse a finlandesa, em entrevista ao site paralympic.org.

Campeão Paralímpico em Pequim 2008, na Carabina de Ar Deitado SH1 Misto – 10m, o britânico Matt Skelhon competirá também na prova da Carabina SH1 Misto – 50m, da qual é o recordista mundial, e está confiante em sua participação nos dois eventos.

“Tenho me saído melhor na prova de 50m, mas tenho tido bons resultados nos treinos na distância de 10m também. Sei que tenho condições de vencer as duas provas e esse é o meu principal objetivo. Se eu conseguir manter a tranquilidade na linha de tiros, posso conseguir”, acredita.

Atleta se prepara para o Mundial no estande de tiros de Suhl (Foto: IPC)

Como país-sede dos Jogos Rio 2016, o Brasil já tem três lugares garantidos na competição - dois no masculino e um no feminino -, mas pode conquistar mais vagas por meio dos eventos classificatórios. Em Suhl, a delegação brasileira conta com 11 atiradores, sendo três mulheres. Entre elas, está a estreante Debora Campos, que competirá em três provas: Pistola de Ar SH1– 10m, Pistola Misto SH1 – 25m e Pistola Misto SH1 – 50m.

“Só de saber que estarei do lado dos melhores atiradores Paralímpicos do mundo fico muito orgulhosa. As competições dos 25m e 50m são entre homens e mulheres e dão vagas para os Jogos Paralímpicos do Rio 2016 reservadas para as mulheres. Vou brigar por essas vagas”, garante a carioca.

Responsável por 63 das 150 vagas do esporte, o Campeonato Mundial será a principal forma de acesso para atletas do tiro esportivo aos Jogos Rio 2016. Três etapas do Copa do Mundo de 2015, que colocarão 27 vagas em jogo cada, e seis convites completam a cota de classificados.

As vagas em jogo no Mundial de Suhl são distribuídas da seguinte forma entre as provas: Carabina de Ar em Pé SH1 Masculino – 10m (4 vagas), Carabina de Ar em Pé SH1 Feminino – 10m (2 vagas), Carabina de Ar Deitado SH1 Misto – 10m (4 vagas masculinas e 2 femininas), Carabina de Ar em Pé SH2 Misto – 10m (6 vagas masculinas e 3 femininas), Carabina de Ar Deitado SH2 Misto – 10m (6 vagas masculinas e 3 femininas), Carabina SH1 Misto – 50m (6 vagas masculinas e 3 femininas), Carabina 3 posições Masculino SH1 – 50m (4 vagas), Carabina 3 posições Feminino SH1 – 50m (2 vagas), Pistola de Ar SH1 Masculino – 10m (6 vagas), Pistola de Ar SH1 Feminino – 10m (3 vagas), Pistola Misto SH1 – 25m (4 vagas masculinas e 2 femininas) e Pistola Misto SH1 – 50m (4 vagas masculinas e 2 femininas).

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ