Notícias

22/07/2014

Campeonato Europeu classificará equipe do futebol de 7 para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

Onze países disputam a vaga durante o torneio, realizado na cidade de Maia, em Portugal

Enviar para um amigo

Finalistas nos Jogos Londres 2012, Ucrânia e Rússia são favoritas ao título do Campeonato Europeu (Foto: Getty Images/Dennis Grombkoski)

A primeira equipe de futebol de 7 classificada para os Jogos Paralímpicos Rio 2016 está prestes a ser conhecida. Onze seleções disputam a vaga durante o Campeonato Europeu do esporte, que começa nesta quarta-feira (23),  na cidade portuguesa de Maia. O campeão do torneio, que termina dia 02 de agosto, terá participação garantida nos primeiros Jogos da América do Sul. O segundo colocado também poderá assegurar sua vaga, desde que termine entre os oito melhores colocados no Campeonato Mundial de 2015.

As 11 seleções que disputam o torneio foram divididas em três chaves. O grupo A é formado por Holanda, Irlanda, Finlândia e Dinamarca. Na chave B, estão a Rússia, atual campeã Paralímpica e mundial, Escócia, Irlanda do Norte e Alemanha. Ucrânia, Inglaterra e Portugal formam o Grupo C. Os jogos são transmitidos ao vivo no site oficial da competição.
 
“Estar nos Jogos Rio 2016 é o nosso objetivo número um. Não é fácil, mas temos que sonhar e acreditar que é possível chegar lá. Nós já estivemos lá e queremos voltar a estar”, diz o técnico de Portugal, Luís Ferreira, lembrando a campanha lusa nos Jogos Barcelona 1992, quando conquistou o bronze.

Quarta colocada na Copa Intercontinental, disputada em Barcelona, em 2013, a Irlanda conta com o crescimento de seus jogadores para conseguir um bom desempenho no Campeonato Europeu. Na última edição, a equipe terminou em terceiro lugar.

“Fomos muito bem recebidos em Portugal e estou ansioso pela nossa estreia para que possamos continuar com o padrão que apresentamos na Copa Intercontinental. Muitos dos nossos jogadores mais jovens ganharam experiência em Barcelona e esperamos que com isso o time possa melhorar ainda mais esse ano”, comenta o meio-campista Gary Messett.

Seleção irlandesa ficou em quarto lugar na Copa Intercontinental, em 2013 (Foto: Paralympics Ireland)

Na chave B, a Alemanha quer evoluir. O treinador alemão, Thomas Pfannkuch,  conta com a experiência da competição para avaliar o nível da sua equipe e dar sequência ao crescimento do grupo rumo aos Jogos Rio 2016.

“Queremos aprender o máximo que pudermos e ganhar bastante experiência. Os jogadores cresceram muito como equipe nos últimos meses e vamos dar o nosso máximo no campeonato. Precisamos ver até onde podemos chegar”, diz o alemão, que comanda a 23ª equipe mais bem colocada no ranking mundial.

O Campeonato Europeu é uma das quatro competições de futebol de 7 classificatórias para os Jogos Rio 2016. Outros três torneios também colocarão vagas em jogo para o evento: o Asian Para Games 2014, os Jogos Parapan-americanos de 2015 e o Campeonato Mundial de 2015. País-sede, o Brasil já tem participação assegurada.

Além do Campeonato Europeu de Futebol de 7, o Campeonato Mundial de Tiro Esportivo definirá nesta semana 63 vagas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Os classificados vão se juntar a outras nove seleções - de  voleibol sentado e goalball - que já carimbaram seus passaportes para o evento.

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ