Notícias

18/06/2014

Astro dos saltos ornamentais, Tom Daley se prepara para brilhar nas piscinas dos Jogos Rio 2016

Menino-prodígio britânico, atleta conquistou o bronze em Londres 2012 e diz estar ansioso para disputar os primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul

Enviar para um amigo

Desde os Jogos Pequim 2008, aos 14 anos, Tom Daley passou a vida sob os holofotes (Foto: Getty Images/Warren Little)

Tom Daley vai chegar aos Jogos Rio 2016 como um dos favoritos à disputa de medalhas nos saltos ornamentais. Atleta Olímpico desde os 14 anos, o “menino-prodígio” britânico já virou celebridade – acaba de estrelar um programa de viagens para a TV – e afirma que está animado para viver a o máximo da cultura brasileira durante os primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul. E, se conquistar a segunda medalha Olímpica, promete celebrar no melhor estilo carioca.

“Nunca estive na América do Sul, mas é um continente que adoraria explorar. Ouvi muitas coisas boas sobre o Rio e estou ansioso para vê-las com meus próprios olhos. Eu imagino que os Jogos Rio 2016 vão capturar essa atmosfera animada do país-sede. Estou esperando muita música, dança e um verdadeiro burburinho na cidade”, conta o atleta.

O programa ‘Tom Daley Goes Global’ (Tom Daley vira Global, tradução livre), transmitido na TV britânica no início do ano, foi a segunda aparição na telinha do atleta, que já atuou como especialista em saltos em um reality show chamado “Splash”. O programa, focado em viagens, proporcionou ao astro a chance de vivenciar algumas coisas pela primeira vez.

“Foi uma grande experiência para mim, me deu uma oportunidade de explorar um pouco do mundo. Com o esporte, viajamos muito, mas tudo o que vemos é a piscina e o hotel. Eu consegui seis semanas sem treinar após o mundial e pensei ‘quero explorar’. Saltar sempre foi a minha paixão número um, mas eu adoro trabalhar na TV. É algo que, com certeza, eu quero fazer quando me aposentar do esporte”, diz.

Daley começou nos saltos aos sete anos e tinha apenas 14 quando competiu em Pequim 2008, terminando em sétimo na competição individual e oitavo no salto sincronizado. Ele foi o atleta Olímpico britânico mais novo nos últimos 48 anos. Era tão jovem que sequer podia fazer a tão sonhada tatuagem Olímpica – os aros, que entraram para o bíceps direito logo após Londres 2012, presente de aniversário de 18 anos.

“Muitos atletas fazem uma tatuagem Olímpica quando competem em alguma edição dos Jogos. Em 2008, eu era muito jovem para fazer a minha, mas para o meu aniversário de 18 anos, a minha mãe me deu de presente. Eu fiz assim que cheguei em casa após os Jogos”, revela.

 “Eu me sinto muito sortudo de ter a oportunidade de representar o meu país desde tão jovem. Não acho que, aos 14 anos, pude apreciar de verdade a magnitude de fazer parte dos Jogos Olímpicos”, completa.

Tom Daley, finalmente, tinha idade suficiente para fazer a sua tatuagem Olímpica (Foto: Getty Images/Clive Rose)

Um ano após Pequim, no campeonato mundial realizado em Roma, na Itália, Tom Daley se tornou o campeão mais jovem de toda a Grã-Bretanha, com 15 anos. Agora com 20, o menino prodígio cresceu e ganhou grande reconhecimento e afeição do público ao anunciar, em um vídeo no You Tube, que está em um relacionamento com outro homem.

“A reação foi fantástica. Todos têm sido muito legais e demonstrado apoio. As redes sociais são grandes ferramentas para que a gente possa se expressar. Você pode dizer o que quiser, nos seus próprios termos”, afirma.

O maior foco do saltador agora é conquistar a medalha no Rio.

“Quero estar na melhor forma possível para o Rio 2016. Este é o meu maior objetivo, mas ainda tenho grandes competições nos próximos anos para participar, como a Copa do Mundo, campeonatos europeus, campeonatos mundiais, entre outros”, finaliza. 

Você pode acompanhar os preparativos de Tom Daley para os Jogo s Rio 2016 na série de vídeos “Road to Rio” do seu canal oficial no YouTube.

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ