Notícias

26/08/2014

Alemanha, Grã-Bretanha e Holanda são os primeiros países classificados para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Equipes de hipismo adestramento garantiram vaga para as nações europeias durante os Jogos Equestres Mundiais

Enviar para um amigo

A britânica Charlotte Dujardin conquistou a melhor marca da primeira fase e ajudou a classificar seu país para os Jogos Rio 2016 (Foto: FEI)

Alemanha, Grã-Bretanha e Holanda são os primeiros países classificados para os Jogos Olímpicos Rio 2016. As nações europeias carimbaram seus passaportes nesta terça-feira (26) ao conquistarem as três primeiras colocações na prova por equipes do hipismo adestramento nos Jogos Equestres Mundiais, que acontecem na Normandia, na França, até 07 de setembro.

A equipe alemã, formada por Isabell Werth, Helen Langehanenberg, Kristina Sprehe e Fabienne Lutkemeir conquistou o título com 241,700 pontos acumulados em suas apresentações. Vice-campeões, os britânicos Carl Hester, Charlotte Dujardin, Michael Eilberg e Jeanna Högberg somaram 231,343 pontos. O quarteto holandês, composto por Adelinde Cornelissen, Hans Peter Minderhoud, Diederick van Silfhout e Eddward Gal, computou 227,400.

"Ontem e hoje foram dias muito interessantes, com um esporte fantástico em um nível muito elevado. Quero agradecer a estas quatro jovens mulheres que trabalharam em conjunto e formaram uma equipe muito forte", comemorou o chefe de equipe da Alemanha, Klaus Roeser.

Will Connell, chefe da equipe britânica, comemorou a classificação aos Jogos Rio 2016: "Só teríamos duas oportunidades de garantir a vaga por equipes nos Jogos Rio 2016 e conseguir a classificação agora era exatametne o que queríamos. Isso significa que agora teremos dois anos desenvolver nossos jovens cavalos sem ter que nos preocupar com a classificação", explica. 

Os Jogos Equestres Mundiais classificarão ainda onze equipes para os Jogos Olímpicos e três para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Seis vagas Olímpicas são do hipismo CCE e serão definidas neste domingo (31 de agosto). As cinco restantes, destinadas ao hipismo saltos, conhecerão seus donos no dia 04 de setembro. Já as três seleções do hipismo classificadas para os Jogos Paralímpicos serão apontadas nesta quinta-feira (28 de agosto). 

A britânica Charlotte Dujardin, que, montando Valegro, fez uma apresentação quase perfeita, marcando 85.271 pontos, conquistou a melhor marca da primeira fase da prova individual.

“Queríamos mostrar aos jurados que nós podemos fazer isso”, comemorou a britânica, líder do ranking mundial e campeã Olímpica individual e por equipes nos Jogos Londres 2012.

A alemã Isabell Werth, montando Bella Rose 2, ficou em segundo lugar, seguida pela compatriota Helen Langehanenberg, que montando Damon Hill NRW terminou na terceira colocação.

As outras vagas por equipes do hipismo para os Jogos Rio 2016 serão colocadas em jogo em torneios classificatórios continentais. Os classificados para as provas individuais serão conhecidos por meio do ranking mundial. País-sede dos Jogos Rio 2016, o Brasil tem participação garantida de uma equipe em cada uma das três modalidades do hipismo.

Até o final de 2014, outros seis esportes Olímpicos definirão seus primeiros classificados para os Jogos Rio 2016: basquetebol, vela, tiro esportivo, futebol, hóquei sobre grama e handebol.

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ